Como muitos já perceberam, pagar impostos sobre os ganhos no exterior ficou bem mais factível.
Com as regras antigas, em função da faixa de isenção do carne-leao, compensação de impostos retidos de diferentes ativos e a isenção para operações com lucros que somassem menos de 35k reais mes, era bem complicado ter que pagar impostos. A maioria dos investidores precisava apenas informar esses ganhos. E mesmo que errasse esses dados no preenchimento, a declaração ficava com informações equivocadas mas ainda sim não gerava impostos.
Acontece que agora é diferente. Não tem mais isenção alguma e a compensação dos impostos retidos é de forma individualizada.
E para piorar, esse imposto devido é somado ao restante do imposto da declaração ou subtraído da sua restituição. Portanto a depender do valor, a pessoa nem percebe o valor referente ao imposto devido dos ganhos de aplicações financeiras no exterior.
Inclusive uma dica. Faz primeiro a parte do exterior antes de qualquer outra informação na sua declaração para vc ter melhor noção disso.
Em função dessas mudanças o investidor tem redobrar a atenção no preenchimento de sua declaração e as informações abastecidas no BS. Qualquer erro pode fazer com o investidor simplesmente pague mais imposto ou tenha um restituição menor. E depois para tentar reaver o imposto pago a mais é uma grande burocracia.
Outro ponto de atenção é em função dos dividendos. O investidor precisa sempre checar se os valores do BS estão batendo com os valores recebidos. O BS, através de suas fontes, tenta sempre porém nenhum sistema é perfeito.
No caso dos dividendos de empresas americanas, a não ser que um usuário cadastre algo errado, dificilmente teremos erros no BS. O problema maior está de dividendos de empresas de fora dos EUA.
Para empresas de fora dos EUA de menor relevância, em especial as negociadas no OTC, nem sempre a fonte tem os dados ou tem usuários acompanhando para cadastrar os dividendos. Outro problema é alíquota do imposto retido além da conversão da moeda estrangeira para dólar. As alíquotas podem mudar e o valor da moeda estrangeira em relação ao dólar varia até a data do pagamento.
Ex: Empresa europeia declara dividendo de 1 euro por ação que é equivalente 1,2 dólar americano. Cadastramos isso. Acontece que até o pagamento do dividendo 1 euro pode estar valendo 1,1 dólar. Ai alguém tem avisar para atualizar. Caso não o faça, e simplesmente use 1,2 dólar, vc vai pagar imposto a mais do que o de fato devido.
Portanto, tenham esse cuidado. Verifique bem as informações que vocês abastecem no BS e sejam cuidadosos no preenchimento das declarações.