Um dos grandes ensinamentos aqui da bastter.com é que aporte e tempo ganham de taxa nos investimentos. Em toda live o bastter tá mostrando que escolher boas empresas, com lucro consistente, aportar sempre, deixar o patrimônio quieto, e não buscar formas de ganhar mais rápido... tudo isso vai gerar ganhos no longo prazo.
Mas isso vale pra tudo na vida, e acho que perceber isso nos últimos tempos foi valioso pra mim.
Sempre gostei de musculação, durante vários anos deixei de lado, e retomei em 2022. Sempre buscava conteúdos na internet sobre: "os melhores exercícios pra tal grupo muscular", "os únicos 10 exercícios que todo homem deve fazer", "como melhorar a execução rápido", "como evoluir as cargas".... que era eu buscando 'taxa'. E aos poucos, esse desejo de procurar como me melhorar na academia ia morrendo, a medida q eu ia fazendo justamente o contrário... eu só continuei indo pra academia, consistentemente e fazendo praticamente os mesmos tipos de exercícios pra cada grupo muscular.
O mesmo ocorreu com aeróbico. Nunca fui muito de fazer cardio, sempre fui pesado, gordo, to acima de 100kg. E SEMPRE buscava conteúdos como: "como começar a correr", "conciliar natação e musculação", "melhor aeróbico pra queima de gordura"..... e mais uma vez esse desejo foi morrendo a medida que apenas fui fazendo mais aeróbicos sem pensar muito no que aquilo representava: ir de bicicleta pros lugares, fazer aula de natação, bike pro trabalho, corri de verdade em vez de ficar pesquisando "como começar a correr". E essa parte do aeróbico, tive grande ajuda aqui do site que me incentivou a me mexer mais além da musculação.
Então, quando vc pega um hábito bom (que seria a boa empresa) e pratica consistentemente (que seriam os aportes), o tempo mostra os resultados. Eu acho que to num caminho bom em relação a exercícios pq não fico mais "sardinhando" em relação a esse assunto.
Mas um alerta acendeu na minha cabeça que acho que ainda to sardinhando MUITO em relação à dieta. Apesar de exercício pra mim não ser mais um problema, comida ainda é. E to acima do peso, não tenho como negar, mesmo q tenha músculo envolvido, e o cardio bom.
E olha que surpresa, percebi que pesquiso MUITOS vídeos sobre: "melhores alimentos pré treino", "como secar gordura rápido", "termogênicos", "melhor estilo de dieta pra perder barriga"...
Então é isso, sardinhagem não é só com dinheiro.