Para aqueles que investem em Fundos Imobiliários de maneira levemente diligente devem ter notado que a gestora Pátria vem comprando diversas gestoras e agora promovendo um processo de consolidação do mercado.
Ela tentou inicialmente montar a própria gestora, mas não foi muito bem sucedida, vide PATL11 e PATC11.
Após esse fracasso a gestora adquiriu outras gestoras, Barigui, VBI, CSHG, Plural, Genial, e agora está adquirindo a Vectis (VCJR11 e VCRR11). Os times que comandam a gestão dos fundos hoje são os times da
VBI e antiga CSHG, conhecidos por fundos como LVBI, PVBI, RVBI, CVBI, HGLG, HGRE, HGRU, HGCR dentre outros.
No momento a gestora está iniciando a consolidação esses fundos, iniciando pelo FOF, RVBI absorvendo dois FOFs e pelos fundos de papel, CVBI absorvendo PLCR e BARI.
Um fato curioso foi o HGCR não entrar na consolidação dos FIIs de CRI ainda.
Entendo que a consolidação é positiva do ponto de vista dos investidores, com pequenos ganhos e pequenas perdas e termos de precificação, mas um grande ganho em termos de tamanho e diversificação dos respectivos fundos.
PATL11 - fundo logístioco da Patria - sozinho é um fundo bem mais ou menos, mas dentro do LVBI ou HGLG pode ser interessante, mesmo esses dois ganhariam ainda mais força se consolidados.
Inevitavelmente muitos investidores ficarão mais concentrados em fundos da Patria. Isso se ajusta com o tempo e novos aportes, não se preocupem demais com isso.
No momento está aberta a votação, não parece racional votar contra até mesmo porque isso não vai mudar quem está gerindo os fundos, mas cada um deve fazer sua própria avaliação.
Sair vendendo os fundos por esse movimento de consolidação parece fazer menos sentido ainda, o histórico dessas duas gestoras VBI e CSHG até o momento é positivo, com alguns escorregões pontuais. Vamos seguir acompanhando para ver onde vai parar esse movimento de consolidação.