Eu dirijo mais ou menos 40.000 km/ano em estradas. Não é grande coisa, mas também não é pouca coisa. Rsrs
Alguns motoristas têm um comportamento que é extremamente irritante e perigoso: aproximar-se rapidamente, dando luz alta e colando na traseira do carro à frente. Mesmo quando o carro à frente está em velocidade adequada e ultrapassando outro veículo, por exemplo.
Sempre mantenho em mente a ideia de não ser reativo, mas esse comportamento ainda me balança muito. O sangue ferve instantaneamente. E, não, não sou do tipo "tranca faixa".
No trânsito, assim como em qualquer outro lugar, é preciso educação para solicitar passagem.
O motorista que se aproxima em alta velocidade, piscando o farol e grudando na traseira, faz algo análogo a uma pessoa encostando em você na fila do supermercado, respirando no seu ouvido e empurrando você com o corpo.
Não seja esse motorista. Já vi muitas brigas em estrada começarem por causa disso. Eu mesmo já me livrei de algumas, não graças ao meu autocontrole, mas graças à minha esposa, que estava do lado falando para eu me acalmar.
Faça do jeito certo: aproxime-se devagar (para que haja tempo de ser visto pelo retrovisor), mantenha uma distância adequada e ligue o pisca indicando sua intenção de passar. Se depois de um tempinho nada acontecer, dê uma piscada rápida no farol.
Isso, no trânsito, é o equivalente a dizer: "Por favor, você poderia ir para a direita para eu passar?"
E se o cara não abrir, espere um momento adequado (vai aparecer - um retorno ou uma entrada de posto, por exemplo) e passe rapidamente pela direita mesmo.
Estou no treino para tentar não deixar isso me ativar. Alguém mais se irrita com isso? Rsrs