17 Responsável pelos investimentos da família e nunca tinha pensado nisso comentada em 28/07/2025 20:37 #PAS Brinkis em 06/07/25 17:39 comentada em 28/07/2025 20:37 Esses dias estava conversando com um amigo que passou por um processo de inventário de um familiar no ano passado. Comentou que esse evento fez ele refletir sobre algumas coisas na vida dele, entre elas, o fato de que ele ganha 5x mais que a parceira e todo o investimento está concentrado com ele. Em um eventual falecimento, a parceira não conseguiria manter o padrão de vida dela e dos filhos somente com o salário dela. Além disso, provavelmente passaria uns perrengues no inventário dado que o gasto estimado foi em torno de 10-15% do valor do patrimônio do falecido a título de enterro, advogado e imposto. Dito isso, ele focou em criar uma RE de 20% o patrimônio da família na conta da esposa.Isso dai me acendeu um alerta, porque quando estamos bem de saúde dificilmente pensamos sobre essas coisas. Eu compartilho da ideia do FAQ de que não temos que fazer rolo tentando controlar o pós morte, mas também fiquei refletindo se a vale a pena seguir a atitude do colega (estou na mesma situação de ganhar mais e concentrar todo investimento). Entendo que a lei deva prever alguma coisa no caso da esposa e filhos dependerem do patrimônio, mas transferir parte da RE pra esposa da zero trabalho e só depende de mim. O que vocês fariam? Minha preocupação é legítima ou to precisando trabalhar mais? rsrs