Boa tarde, pessoal.
Queria algumas dicas e conselhos, se estou sendo maluco em fazer o caminho contrário ou até que faz sentido.Resumo Pessoal: Irei resumir para não ser muito cansativo.
- Trabalho com o ramo jurídico desde 2017.
- Em meados de 2019 comecei a pensar sobre imigrar do Brasil para Portugal, em busca de mais segurança e qualidade de vida, morava em uma cidade cara (litoral paulista), comecei a estudar a possibilidade e ir guardando euro.
- Em 2022 já cansado do ramo jurídico pensei em mudar de profissão (era advogado recem formado) comecei a cursar técnico em gastronomia, visando uma carreira em Portugal neste área.
- Em 04/2023, já com tudo planejado e organizado, visto no passaporte, casa alugada na cidade lusitana, enfim me mudei para Portugal onde vivo até hoje.
- Eu mantive meu emprego no escritório de advocacia como recem formado de forma home office, onde consegui me manter minimamente aqui em Portugal, sem muito estresse.
- Em 09/2024 sai deste emprego e abri um escritório próprio (no Brasil) com um sócio (que mora no Brasil) que também fazia parte deste antigo escritório.
- Nosso escritório está evoluindo super bem, temos uma carteira razoável de clientes para 1 ano de empresa (em torno de 800 clientes).
Problematica:
- Penso em voltar a morar no Brasil, pelos motivos abaixo:
1) Visando está mais presente para a empresa, ainda que o escritório seja 100% online, onde os processos digitais permite essa "liberdade geográfica", minha equipe está a 4 horas de diferença;
2) Ter faturamento em real para todos os meses precisar converter para euro, pagando IOF, taxa de câmbio, etc etc...
3) Está mais presente com o restante da família;
4) Dificuldade burocratica com a legislação de Portugal, sou advogado no Brasil, mas não em Portugal, então me sinto de mãos atadas para algumas situações no país que não consigo resolver sozinho como conseguiria resolver no Brasil, ainda mais com as grandes mudanças recentes contra os imigrantes.
- Já comprei minha casa aqui em Portugal, penso em alugar, deixando na mão de alguma imobiliaria de confiança para evitar dor de cabeça, ainda mais que estarei morando em outro país;
- Estou com expecativa de voltar ao Brasil assim que eu tiver um filho aqui em Portugal (criança vai nascer com nacionalidade Portuguesa), ou assim que preenche os requisitos de tempo de residencia em Portugal para obter a nacionalidade portuguesa, visando uma segurança com uma cidadania europeia.
Sou maluco? rs. abraços.