Boa noite!
Escrevo esse tópico pois estou angustiado. Atuo como professor de física na rede privada/pública. Na rede privada, fui promovido duas vezes em 3 anos. Eu tinha começado como inspetor, fui pra professor auxiliar e recentemente fui promovido para professor regente. Tudo isso funcionou devido a sempre trabalhar bem, sem reclamar e evitar intrigas com colegas de trabalho. Adoro trabalhar lá, pois além de ser um colégio renomado, também lido com matemática em inglês.
Com relação a rede pública, atuo faz apenas uma semana porém não acho que estou satisfeito com o trabalho. Os alunos são muito mais desinteressados e indisciplinados, além de que tenho que dar aula pra salas com mais alunos que o colégio privado. Também vou ter que passar pela etapa do estágio probatório, dura 3 anos e parece que o ONREVOG estabeleceu critérios de avaliação difíceis de serem alcançados. Sem falar que só ouço reclamação dos professores, sei que isso é comum entre funcionários públicos, mas especificamente na educação parece que realmente é ruim, tem muito professor que vive de rivotril/antidepressivo e que acaba pedindo exoneração do cargo
O que me deixa angustiado é que, além da carga de trabalho massiva de ter que manter os dois colégios que ficam longe da minha casa, fico pensando na possibilidade de escolher entre o público e o privado. O público parece ser pior em muita coisa, mas tem a "estabilidade", coisa que seria interessante pra mim pois penso em investir em uma segunda profissão para diversificar, já que esse cargo de professor é de 20h semanais. Porém quando trabalho no privado eu me sinto melhor, mas sei que lá eu posso ser demitido a qualquer momento e eu também não teria tempo para pensar em uma segunda profissão.
O que eu faço caso eu tenha que escolher? Acham que a estabilidade é algo que vale a pena priorizar numa decisão como essa?