meu padrinho opera há 30 anos. começou com açoes, mas já faz tempo que só mexe com mini índice. ele é totalmente low profile, só tem whatssap eu acho. ninguém nunca soube direito o que ele faz, nem a mulher dele, ela só sabe que ele fica um tempo olhando uns gráficos, mas nao faz ideia de quanto ele ganha, o que realmente faz ou quanto tem de patrimônio. eu só sei o que ele faz porque, conforme fui ficando mais velho e comecei a investir, sempre batia papo com ele sobre assuntos do nicho. acho que ele nunca teve ninguém pra conversar sobre o assunto. quando eu dava um pouco de corda, ele falava horas sem parar sobre trade, investimentos, economia etc, isso me rendeu bons aprendizados. em uma dessas conversas ele me falou que todo mundo que vende curso de trade não sabe o que tá fazendo. ria quando falava de pessoas ensinando a traçar fibonacci, suporte, resistência, olhar média móvel... já me mostrou vários golpes do mercado e como funcionam; a última vez que conversamos ele tocou no ponto do copy trade, que está em alta no momento. enfim, o cara opera há 30 anos e ninguém sabe o que ele faz. não esbanja, fala que “tá tudo caro”, só tem whatssap, tem um método próprio que ele desenvolveu e nunca ensinou pra ninguém. ainda opera num notebook de 2013, todo velho e com um monitor extra com um risco preto na tela, raiz mesmo (um grande contraste em comparaçao com os picaretas que gravam anúncio com 10 telas piscando de fundo). o mais importante que ele me disse de todas as conversas foi:
“você vai ser o mais rico da família, porque só fica rico mesmo quem compra e deixa quieto.” fora isso, ele admite que não aguenta ter ações pro longo prazo, e que por isso bota tudo em renda fixa enquanto tira o ganha pão dele do mercado (enquanto tem uns aí que dizem que aguentam e no final levam ferro por mentirem pra sí mesmos).
resumindo: o cara opera há 30 anos, usa um setup miserável, ninguém sabe quanto ele tem, diz que quem ensina trade nao sabe de nada, nunca ensinou ninguém, assume que nao aguenta ter açoes e acredita que quem fica rico de verdade é quem compra e deixa quieto. um exemplo real de muitos assuntos abordados aqui no fórum.