17 Começando meu escritório de advocacia, indo lá e fazendo (#01) comentada em 25/08/2025 11:08 #VAILAEFAZ GatoParagrafo05 em 24/08/25 22:53 comentada em 25/08/2025 11:08 Pessoal,Estou iniciando uma experiência que acredito que pode ser útil não só para mim, mas também para outros: documentar aqui o processo de construir o meu próprio escritório de advocacia.Vejo que esta comunidade sempre traz comentários muito pertinentes, mas sinto falta de relatos de mais advogados. Por isso, achei interessante compartilhar os desafios, os acertos e, com certeza, os vários erros desse caminho — que, quem sabe, podem servir como repertório para quem vier depois evitar.Neste primeiro post, quero falar um pouco sobre meu histórico, a decisão de abrir o escritório e os passos que já comecei a dar.Um pouco sobre mimTenho 24 anos, sou recém-formado em Direito e recém-aprovado na OAB, em vias de pegar minha carteirinha. Atuei como estagiário e assistente jurídico na área trabalhista, mas há uns três anos saí da área. Estava com a cabeça meio confusa, em dúvidas sobre a faculdade (e sobre um monte de coisa), fui prestar concurso, virei empregado público. Tenho um excelente emprego para mim, mas sinto que não estou fazendo uma coisa boa o suficiente para as pessoas ao meu redor.Diante disso, várias possibilidades passaram pela minha cabeça. Desde migrar para a área jurídica da instituição em que trabalho (pouco provável), tentar um emprego como advogado num escritório, ou até mesmo migrar para algo completamente diferente. Depois de pensar bastante, resolvi que o caminho que iria trilhar seria o de abrir meu próprio escritório de advocacia.EspecializaçãoEu acredito que a especialização é um caminho que aumenta as chances de eu ser bom no que faço. Minha ideia é focar em duas frentes:Direito bancário (voltado a pessoas jurídicas)Direito empresarial (com ênfase em contratos)Essas são áreas nas quais já possuo algum conhecimento prévio, experiência (ainda que limitada), muito interesse e si