17 Começando meu escritório de advocacia, indo lá e fazendo (#01) comentada em 25/08/2025 11:08 #VAILAEFAZ GatoParagrafo05 em 24/08/25 22:53 comentada em 25/08/2025 11:08 Pessoal,Estou iniciando uma experiência que acredito que pode ser útil não só para mim, mas também para outros: documentar aqui o processo de construir o meu próprio escritório de advocacia.Vejo que esta comunidade sempre traz comentários muito pertinentes, mas sinto falta de relatos de mais advogados. Por isso, achei interessante compartilhar os desafios, os acertos e, com certeza, os vários erros desse caminho — que, quem sabe, podem servir como repertório para quem vier depois evitar.Neste primeiro post, quero falar um pouco sobre meu histórico, a decisão de abrir o escritório e os passos que já comecei a dar.Um pouco sobre mimTenho 24 anos, sou recém-formado em Direito e recém-aprovado na OAB, em vias de pegar minha carteirinha. Atuei como estagiário e assistente jurídico na área trabalhista, mas há uns três anos saí da área. Estava com a cabeça meio confusa, em dúvidas sobre a faculdade (e sobre um monte de coisa), fui prestar concurso, virei empregado público. Tenho um excelente emprego para mim, mas sinto que não estou fazendo uma coisa boa o suficiente para as pessoas ao meu redor.Diante disso, várias possibilidades passaram pela minha cabeça. Desde migrar para a área jurídica da instituição em que trabalho (pouco provável), tentar um emprego como advogado num escritório, ou até mesmo migrar para algo completamente diferente. Depois de pensar bastante, resolvi que o caminho que iria trilhar seria o de abrir meu próprio escritório de advocacia.EspecializaçãoEu acredito que a especialização é um caminho que aumenta as chances de eu ser bom no que faço. Minha ideia é focar em duas frentes:Direito bancário (voltado a pessoas jurídicas)Direito empresarial (com ênfase em contratos)Essas são áreas nas quais já possuo algum conhecimento prévio, experiência (ainda que limitada), muito interesse e sinto que posso ajudar pessoas ao meu redor. O foco inicial será mais consultivo/preventivo, por uma convicção, que já virou até lugar-comum um pouco, de que é uma forma melhor de resolver os problemas dos clientes. Evidentemente, quando falo em “focar”, é para onde vou direcionar meus esforços. Existirão demandas diferentes, e terei de equilibrar isso com a necessidade de manter o fluxo de caixa.Emprego atual e conflito de interessesNo início, pretendo manter meu emprego atual, pelo menos até conquistar os primeiros clientes e alguma tração. Minha rotina me permite dedicar o final das tardes, noites e fins de semana ao escritório, o que considero viável.Tomei (e continuarei tomando) todos os cuidados para evitar conflitos de interesse, tanto consultando o SeCI – Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflito de Interesses (CGU), quanto observando as regras da OAB e o Estatuto da Advocacia. Financeiramente, acho que seria uma decisão meio maluca sair já de cara.Um pouco dispensável falar, mas importante porque acho que é uma coisa que podem perguntar/comentar, e é um dos focos daqui da Bastter, mas hoje tenho uma reserva de emergência com um pouco mais de seis meses dos meus custos fixos.InexperiênciaAqui é onde o parafuso aperta. Naturalmente, a inexperiência pesa contra mim. Sou recém-formado, vou começar sozinho, sem sede física etc. Alguém que lesse o roteiro aqui da Bastter sobre como encontrar um bom advogado não me contrataria, e é natural! Minha ideia é tentar compensar essa desvantagem me preparando com rigor:Me apresentar da melhor maneira possívelTentar controlar bem o nervosismoTentar conseguir o máximo de informações dos casos antes da primeira reunião e chegar preparadoEstudar o máximo os temas que pretendo focarCoisas obrigatórias, mas que ajudam a dar confiança para compensar a inexperiência. Em alguma medida, o roteiro da Bastter também é sobre procurar valor no advogado e tem coisas dali que posso gerar valor mesmo sem a experiência, que falam de profissionalismo, empenho, atendimento, escuta do cliente etc.O que já fiz até agoraEnquanto encaminho as obrigações pré-carteirinha da OAB, principalmente aguardar e enviar documentos, venho aproveitando o tempo para me preparar:Estudo de gestão de escritório e marketing jurídico (A OAB tem um monte de regras sobre isso para evitar a mercantilização da profissão)Estudo da minha área jurídica de focoEscrevi e refinei o “plano de ação do escritório” (um desenho de alguns meses e alguns anos do que penso em fazer e onde gostaria de estar)Preparei os pacotes de serviços para os clientesEscrever contratos, documentos internos, procedimentos padrão etc.Desenvolver identidade visual, site, cartão de visitas, materiais de apresentaçãoPreparação da parte de CNPJ, já começar com um contador etc.E o mercado?Muita gente, muita gente mesmo, seja conversando comigo ou lendo em outros fóruns, fala como o mercado para a advocacia está terrível, como tem muito advogado etc. Não tenho a menor dúvida disso, mas o que podemos fazer sobre isso? Nada. Tenho a impressão que todo mercado está difícil, que tudo está difícil sempre, e que o máximo que podemos fazer é tentar fazer o melhor. É clichê, é o que já li aqui na Bastter várias vezes, é difícil para caramba de fazer todo dia, mas é uma verdade…Leituras Alguns livros que já estudei e considero bons sobre o tema:Jay Foonberg – How to Start and Build a Law Practice (muito bom!)Mario Esequiel – Gestão Eficiente de Escritórios de AdvocaciaJosé Paulo Graciotti – Governança Estratégica para Escritórios de AdvocaciaBeatriz Machnick – Honorários advocatícios: diretrizes e estratégias na formação de preços para consultivo e contenciosoEstou para ler o “Marketing Jurídico na Prática”, do Bruno Pedro Bom, nessa semana, e alguns livros aqui da Bastter também!Um que recomendo para todo mundo sobre trabalho e carreira:Cal Newport – So Good They Can’t Ignore You (apesar da aparência de autoajuda, o que afasta alguns, é um livro ótimo).Próximos passosSe o pessoal se interessar e se esse tipo de post for realmente cabível por aqui (acho que é), vou postando de tempos em tempos, para falar o que está dando certo, o que está dando menos certo, o que está dando muito pouco certo e por aí vai.Também gostaria muito de ouvir a todos, quem tiver ideias, se alguém quiser perguntar alguma coisa, quiser tirar uma onda com advogado, quem tiver experiências para compartilhar, sugestões de leitura etc. Abraços!