Olá, pessoal.
Sempre escrevi pequenos contos e algumas histórias (que nunca terminava). Porem coloquei uma meta para terminar de escrever um livro de drama que iniciei a alguns meses.
Escrevo por prazer, por hobby, sem grandes pretensões, embora, claro, se algum retorno financeiro surgir um dia, não recusarei. O que não posso permitir é que isso me traga prejuízo ou aborrecimentos desnecessários.
Costumo buscar muitas referências em minha própria vida para compor as histórias que escrevo. Por incrível que pareça, acumulei vivências que, de tão inusitadas, parecem mais ficção do que realidade. E é justamente esse material que me inspira e dá corpo à minha escrita.
No entanto, uma preocupação tem me acompanhado nos últimos dias. Não sei se é exagero de minha parte, mas gostaria de contar com a opinião de vocês:
qual é o risco real de uma história minha resultar em um processo judicial, caso se baseie na vida de outra pessoa?
Imagino que a resposta dependa de muitos fatores, então adianto alguns cuidados que costumo tomar:
Altero sempre os nomes verdadeiros.
Modifico os locais.
Procuro deslocar os acontecimentos no tempo.
Sempre que possível, mudo detalhes específicos dos eventos.
Ainda assim, existe algum risco relevante? Minha maior preocupação é que esse hobby, em vez de ser um espaço de prazer e criação, acabe me trazendo dores de cabeça. Se fosse o caso de um sucesso estrondoso, com retorno financeiro considerável, eu até aceitaria enfrentar esse tipo de problema. Mas convenhamos: a probabilidade maior é que minha obra siga discreta, sem grandes frutos, e seria especialmente frustrante se, além disso, me trouxesse complicações jurídicas.