Um artigo que fala sobre os "vícios" da contemporaneidade, entre eles telas e muitas atividades.
Ver maishttps://www.frontiersin.org/journals/psychiatry/articles/10.3389/fpsyt.2022.813507/fullEu vou fazer algum bode e vídeo sobre isso, mas já fica aqui a prévia.
Saúde e saúde mental não são linhas retas, e não existe uma relação simples de causa e efeito porque contexto importa.
Esporte é a linha de frente de atuação em saúde, mas nem ele é blindado. Tudo tem um risco e tudo tem variáveis que podem, por diversos motivos, acabar fazendo mal em vários aspectos da vida.
No caso, mostrando alguns esportes que estão associados a efeitos negativos na ansiedade, em um "prática problemática de esportes" (ou vício), e no uso de substâncias para melhoramento de performance.
É um artigo com uma ideia bem geral que conclui que muitos desses vícios estão ligados a outros hábitos, e acima de tudo, sobre a forma que nós lidamos com eles em diversos contextos.
Ou seja, uma das coisas que eu sempre falo aqui, que essa narrativa maluca de transformar tudo em vício não funciona da forma que é tão porcamente difundida pela internet.
São os nossos hábitos e contextos que definem essas coisas, e ao olhar para diversos aspectos da nossa vida é que podemos fazer mudanças efetivas para evitar e sair desses padrões de "vício".