Boas, tenho por volta de 50, moro fora do Brasil, e a pergunta é mais para escutar opiniões e pensar a respeito.
Eu já tenho a vida consolidada pessoalmente, financeiramente.
Tenho 3 filhos homens adultos (25, 22, 20 anos), todos com ótima saúde, respeitosos, sem vícios, sempre estudaram em escola particular, inglês, esportes de luta (judo, capoeira, jiu jitsu), considero-me um pai participativo na educação (cobrava estudo, ensinava o conteúdo, ia nas reuniões da escola), na infância/adolescencia incentivei estudar eletronica/informática atráves de diversas formas (arduino, scratch, kits de eletronica, mindstorm, eventos de informática), etc. com uma pressão mínima, para ver se queriam ir. Sempre conversamos sobre o que gostava de fazer, quais seriam as aspirações, mas de forma eventual, sem pressão.
Todos concluiram o ensino médio na média, ou até na nota mínima, sem nenhuma perspectiva de o que queriam fazer na vida.
Hoje o de 25 anos, não mora comigo, mas mora em um imóvel meu (no Brasil), sem pagar aluguel, gastou um tempo fazendo um curso militar, mas, depois que entrou viu que era furada, saiu. Desde ano passado quer empreender, mas não tem uma qualificação, um curso técnico (não necessariamente curso superior), ele diz querer trabalhar com "boring jobs" que pouca gente quer fazer, mas é necessário para a sociedade funcionar. Converso com ele para buscar ao menos uma qualificação técnica em uma área com mais diferencial, pois alguns trabalhos "boring jobs" qualquer um pode trabalhar na informalidade (pois não é necessário um alto conhecimento para trabalhar) e no fim ele terá de se diferenciar no preço, baixando a margem e diminuindo a receita, no fim das contas vai trabalhar muito para receber pouco e sendo empreendedor no Brasil. Já chamei ele para vir onde estamos, para ao menos empreender em um cenário economico mais estável. Ele ainda não quer. Temos uma ótima relação e
minha pergunta é mais no sentido do que posso sugerir/incentivar ele para ele ter sucesso nessa empreitada. Ele quer casar no próximo ano, então o coração do Pai aperta em saber os desafios financeiros que virão, mas parece que ele está muito sossegado.
Meus outros 2 filhos (20 e 22) moram comigo fora do Brasil, tem um trabalho de garçom, recebem o seu dinheiro, não são gastadores, são tranquilos, mas faltam neles o desejo, ímpeto "sangue no olho" de buscar um trabalho de destaque ou um salário maior, uma qualificação. As vezes converso sobre o futuro, como eles se veem, fazendo o que ? do que gostam ? o quanto é necessário de dinheiro para morar sozinho ? Para viagens na europa, se divertir, comprar um carro ? Então, mostro que com o salário deles, dá para brincar de ser solteiro. Converso para eles buscarem qualificação em alguma área de seu interesse, ao longo do tempo já mostrei diversos cursos, trabalhos. Para mim, eles não sabem o que querem fazer da vida.
Então, eles vão trabalhando, ganhando sua graninha, tem suas pequenas diversões, mas faltam-lhe a vontade de conhecer o mundo (estamos na europa), traçar grandes planos, serem ousados, arriscar. Como Pai, penso que quando eles acordarem, já estarão perto dos 30 e "ah, deveria ter feito isso que o pai falou".
Então colegas do fórum, algum pai que já passou por isso ? tem dicas ?
Obrigado.