Caros confrades,
Afinal, se você tivesse a oportunidade de conversar com você mesmo com 23 anos de idade, o que diria? Quais conselhos você daria? Quais perigos alertaria?
Eu tenho atualmente 23 anos. Nasci em uma família pobre, desestruturada e disfuncional na periferia de Belford Roxo, uma cidade da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro.
Sempre fui um excelente estudante, mais do que um "aluno". Tive a sorte de, apesar do ambiente desfavorável, sempre me interessar por temas como História, Sociologia, Filosofia. Isso, hoje eu vejo que me salvou, literalmente. Vi, ao longo desses anos, muitos parentes e amigos se envolverem com coisas erradas, alguns terminaram presos e outros mortos.
Enfim, resumidamente, hoje me encontro na seguinte situação:
Sou servidor público e ganho cerca de 5 mil reais líquidos, o que, dentro da minha realidade anterior, é um valor que jamais imaginaria alcançar, apesar de ser relativamente pouco. Já formei a minha reserva de emergência e iniciei meus investimentos.
A partir do ano que vem, ganharei cerca de 10 mil reais líquidos, após tomar posse em outro cargo.
Como os senhores podem imaginar, não foi nem um pouco fácil para mim chegar nessa situação.
Meu maior receio é que, em razão da falta de experiência e conhecimentos de vida, eu tome decisões equivocadas ou faça besteiras, talvez vislumbrado pelo dinheiro que nunca tive na vida.
Por fim, eu gostaria de receber conselhos, avisos, qualquer coisa que possa me ser útil nessa jornada.
Por último, quero agradecer a todos que compõem esta comunidade. Este tem sido um espaço de inestimáveis aprendizados. O projeto de apoiar a educação de crianças é algo que me encheu de felicidade ao conhecer, espero em breve poder contribuir significativamente também.