Prezados amigos da Bastter.com,
Gostaria de compartilhar uma experiência recente que estou vivendo, como forma de depoimento e reforço dos ensinamentos que aprendi e continuo aprendendo aqui (apesar que nos últimos anos quase não acesso o site, uma falha minha). A vida, como a gente sabe, tem seus imprevistos, e fui pego por um: meu companheiro fará uma bariátrica (por motivos realmente de saúde e melhor qualidade de vida) e precisarei arcar com essa cirurgia de urgência, algo que não estava nos planos e que demanda um montante considerável.
Nosso plano de saúde somente autorizará a cirurgia que ele precisa fazer agora em 2027 e não podemos esperar, solução: arcar com todos os custos (hospitalares, transporte, etc) por nossa conta.
Na hora, a primeira coisa que passa pela cabeça é 'onde vou conseguir esse dinheiro?'. Minha reserva de emergência na poupança, embora presente, não era suficiente para cobrir o valor total. Foi nesse momento que os princípios da Bastter.com vieram à mente e me guiaram na 'melhor pior decisão'.
O Dilema e a Decisão Guiada pela Filosofia B&H:Com o valor da poupança insuficiente, minhas opções eram:
Vender ações ou FIIs: Essa foi a primeira opção
descartada de imediato. Minha estratégia é de Buy & Hold, focada no longo prazo e na geração de patrimônio através de valor e reinvestimento. Vender ativos de renda variável nesse momento, sem um motivo estratégico ou sem atingir um objetivo pré-definido, seria minar todo o trabalho de anos e interromper o poder dos juros compostos. Além disso, o momento do mercado poderia não ser o ideal, forçando uma venda com potencial prejuízo real, não que preço de cotação fosse importante, nunca foi e espero que nunca seja. Prefiro PAS invisto no que vejo valor e pronto, não preciso de mais nada.
Vender outros títulos de renda fixa de longo prazo: Tenho outros Tesouro IPCA+ com vencimentos mais distantes. Optar por vender esses seria igualmente prejudicial, pois atrapalharia o planejamento de acumulação para o futuro e os juros compostos que tanto busco.
A Opção 'Menos Pior': Tesouro IPCA+ 2026 (principal). Sim, eu tinha unidades desse título, comprado numa época que eu tinha outros objetivos de vida e hoje era um ivestimento que deixo em quarentena (não comprava nem vendia, só aguardando o vencimento). Se eu ainda tivesse algum Tesouro Selic talvez poderia ter sido um pouco melhor a escolha do local de onde resgatar o dinheiro. O Tesouro IPCA+ 2026 não era o ideal para uma emergência, mas foi o menos danoso para o meu patrimônio geral. Calculei quantas unidades precisava vender para ter o saldo necessário e realizei o resgate, simples assim.
A Grande Lição (e o reforço da Bastter.com):O que essa experiência me trouxe foi uma validação prática da filosofia Bastter.com:
A vida acontece: Imprevistos virão. Não adianta tentar prever tudo ou se desesperar na hora.
A Paz de Espírito é impagável: Saber que, mesmo em um cenário não ideal, eu tinha um plano e ativos para cobrir a urgência (sem destruir meu patrimônio de longo prazo) trouxe uma enorme paz de espírito.
A importância da diversificação (e do uso correto de cada ativo): Não tive que vender meus bons ativos de renda variável, nem descapitalizar completamente outros títulos de longo prazo. O Tesouro IPCA+, embora não seja para emergência, serviu como um "reservatório" secundário acessível.
O "custo" da liquidez: Sim, houve um custo financeiro (IR, taxa B3, Marcação a Mercado), que reduziu o valor final. Mas esse custo foi o preço de ter o dinheiro disponível para uma necessidade crucial. Pagar esse preço é melhor do que não ter o dinheiro ou precisar vender o que não deveria.
Rever a reserva de emergência: A experiência me fez refletir sobre a necessidade de ter uma reserva de emergência ainda mais robusta na Poupança e talvez pensar novamente em ter algo no Tesouro Selic, que sofre muito menos com a Marcação a Mercado em resgates antecipados.
Saúde é infinitamente mais importante que dinheiro: Não há dinheiro no mundo que valha não ter saúde fisica, mental... nós chegamos a conclusão que precisamos mudar nossos hábitos: meu companheiro com a cirurgia irá emagrecer (já frequentamos academia, fazemos acompanhamento com nutricionista e seguimos uma vida relativamente saudável, mas no caso dele há outras complicações médicas que o levaram a obesidade II), mesmo assim pretendemos passar por esse processo pós cirurgia juntos.
Essa urgência me custou um valor, mas me deu uma lição inestimável sobre a importância de seguir os princípios de acumulação de patrimônio de forma sensata e ter clareza sobre o papel de cada investimento.
Agradeço à comunidade Bastter.com por todo o conhecimento que tem me permitido passar por essa situação da melhor forma possível.