Pessoal, venho compartilhar uma experiência muito triste que estou vivendo na família.
Há uma semana, minha sogra deu entrada no hospital com câncer de bexiga já em metástase. Em poucos dias, passou de lúcida a em coma, sem qualquer interação. Está entubada em hospital público, apenas com cuidados paliativos.
O mais doloroso tem sido ver minha esposa se acabando emocionalmente, revezando noites no hospital. Tenho tentado ser forte, mas é devastador ver quem você ama desmoronando.
O que mais me marcou foi a negação da família dela. Mesmo após o diagnóstico terminal, insistiam em “achar uma saída”, recusando as orientações médicas. Só depois de uma semana de promessas e ilusões aceitaram a realidade. Eu que já perdi meu pai, não houve essa negação quando o médico avisou que não teria mais volta. A gente chorou, mas não negou. Achei este comportamento estranho na família de minha esposa, mas cada um deve lidar de um jeito diferente.
Também aprendi o quanto a falta de acompanhamento médico regular pode ser fatal. Minha sogra era saudável, se alimentava bem, fazia exercícios, mas não fazia exames de rotina. Quando o câncer foi descoberto, já era tarde demais. Os médicos acreditam que pode ter relação com o cigarro no qual ela era fumante, mas ela não fumava há mais de 30 anos. Difícil de acreditar que algo de 30 anos atrás seja o motivo.
Meu sogro, adepto da medicina alternativa, insistiu até o último momento em dietas e remédios homeopáticos. Até aí tudo bem, o problema foi não ter feito em paralelo com a medicina tradicional. Minha sogra, muito submissa, acabou não recebendo atendimento médico quando ainda havia chance.
Tudo isso reforçou o que o Bastter sempre fala: Tenha um clínico geral de confiança para acompanhamento regular. Faça exames periódicos. Observe seu corpo e leve qualquer sintoma a sério. E principalmente:
dinheiro é lixo e não compra saúde nem tempo. Vi pessoas desesperadas querendo vender tudo para “salvar” quem já não podia ser salvo.
Atualmente tenho dado todo apoio a esposa, pois ainda estamos no olho desse furacão e tenho tentado ser muito forte e presente.