Vou propor um exercicio:
Qual você acha que é a chance da IA substituir a maioria dos empregos (intelectuais e manuais) existentes hoje, incluindo o seu, no prazo de 10 anos?
De 0 a 10, sendo 10 com certeza.
Por maioria quero dizer mais de 50%, ou seja, se hoje para se fazer um trabalho são necessárias 10 pessoas, com o avanço da tecnologia, em 10 anos, passarão a ser necessárias 5.
Falo de todo tipo de trabalho, desde motoristas de aplicativo ou caminhão até médicos, arquitetos, advogados, programadores...
Já entendi que a IA não pensa de verdade, é apenas probabilidade. Mas se ela der um diagnóstico mais certeiro, de forma mais rápida e barata que um médico, pensando ou não, a tendência é que ela seja utilizada na prática. O mesmo vale para projetos arquitetônicos, consultas jurídicas e ate direção de veículos. Hoje em dia ela ainda alucina e comete erros mas entendo que todos esses investimentos (que não são poucos, na casa de trilhão de dolares) estão sendo feitos agora para aumentar a sua precisão. Em 10 anos os ganhos vão ser exponenciais, e nem é um prazo tão longo assim.