Por volta de 2020, recebi um dinheiro (algo em torno de 1500) e pensei logo comigo mesmo que estava na hora de investir em ações. Eu pensava que eu era f*** e que iria conseguir “vencer” essa tal de bolsa que todo mundo tanto falava, era meu primeiro contato com ações e tudo que eu tinha contato era relacionado a daytrade.
Tive a seguinte reflexão: já que não sei nada, tenho que começar na melhor!
Abri conta na famosa corretora preto e branca com duas letras.
Daí comecei… no auge dos meus 20 anos fiz uma análise macroeconomica do mundo e do mercado. Mentalizei, calculei, pensei… e comprei tudo em Azul!
Um dia depois, as ações da companhia aérea cairam algo de 2 reais e eu desesperei.
Como assim?! Ações não eram dinheiro garantido como eu tinha escutado falar?
Vendi tudo na hora e comprei outra empresa, que sinceramente não me lembro mais…
Ufa, subiu! Agora tenho que vender para compensar o que perdi.
Resumo, no final de tantos trades perecebi uma coisa: a corretora cobrava uma taxa de 13 a 18 reais por operação. Perdi algo entorno de 200 reais nessa brincadeira.
Comprei tudo em Embraer quando a mesma estava em torno de 6 reais e vendi quando recuperei meu prejuízo.
Enfim, minha ignorância quase saiu caro.
Sei que não era tanto dinheiro, mas eu tinha 20 anos. Se tivesse um ganho logo de cara com certeza levaria um ferro muito maior pois daria um all in baseado em pura arrowgansa.
Hoje estou estudando e começando aos poucos, sem pressa. Acho que a humildade é a padroeira dos ignorantes.