Link para o FAQA maioria das grandes empresas, e até algumas de menores proporções, listam suas ações em bolsas de valores de grande nome nos Estados Unidos, como a New York Stock Exchange(NYSE) e a NASDAQ.
Essas bolsas possuem custos para ter a empresa listada, bem como requisitos rigorosos relacionados a preços de ações, valor de mercado e divulgação de informações relevantes para que as mesmas sejam e continuem sendo listadas e negociadas neste ambiente.
Já aquelas empresas que não conseguem ou não querem pagar os valores e atender os critérios para serem listadas nas bolsas de valores mais renomadas, acabam sendo negociados no mercado Over-The-Counter (OTC), também conhecido como off-exchange trading.
O OTC é um mercado descentralizado no qual instrumentos financeiros como moedas, ações e commodities são negociados diretamente entre duas partes, sem a supervisão de uma bolsa. Inclusive, diferente das negociações na bolsa, as venda de ativos no OTC não ocorrem em função de um leilão da melhor oferta mas sim como resultado apenas da negociação entre dois investidores.
As negociações bilaterais ocorridas no mercado OTC resultam em um mercado muito menos transparente e mais arriscado comparado ao mercado padrão que acontece dentro dos ambientes das bolsas valores.
Outro problema comum no mercado OTC é o da baixa liquidez. É comum que ativos financeiros ofertados nesse ambiente possuam poucos ou nenhum compradores. Como resultado, os valores dos ativos podem variar bastante, além de dificultar uma futura possível venda dos ativos, principalmente se estivermos falando de um investidor com uma posição significativa.
Apesar de maiores riscos e menos transparência, o mercado OTC é muito utilizado por pequenas empresas como uma forma de mais fácil e barata de acesso ao mercado de capitais. Outro grande uso do mercado da OTC é para a negociação de commodities e devirativos.
Há também grandes empresa estrangeiras, como Nestle, Danone e Heineken que preferem ter suas ações ou as ADRs das suas ações no mercado OTC, ao invés do mercado padrão. Algumas dessas empresas são um dos poucos casos de ativos no OTC com liquidez reduzida mas suficiente para o investidor.
Apesar do mercado OTC ter uma grande importância para a o mercado de capitais, o melhor a se fazer como investidor é ignorar os ativos negociados nesse ambiente ou se restringir nas grandes empresas estrangeiras negociados no mercado OTC e que possuem uma boa liquidez.
O acesso do investidor ao mercado OTC acaba sendo possível apenas com contas grandes corretoras, já que corretoras menores não querem ou não podem arcar com os custos assONciados as operações nesse ambiente. Inclusive, as taxas de corretagens cobradas para os ativos negociados neste ambiente são maiores que no mercado padrão.
Obs:
No mercado americano as ações negociadas no mercado listado tem normalmente no máximo 4 caracteres, normalmente só letras.
EX: O, KO, NKE, MSFT
Já as ações negociadas no mercado de balcão nos EUA tem normalmente 5 caracteres, normalmente 5 letras.
Ex: LVMHF, LVMUY, POAHY
As empresas estrangeiras OTC terminadas em Y são ADRs (recibos), de fato, enquanto as terminadas em F são negociadas no seu mercado local. Normalmente as terminadas em Y tem mais liquidez