FINALMENTE CAI NA REAL....O meu objetivo é ajudar outros que estejam no mesmo momento... e que relutam mesmo com tudo que é falado aqui o tempo todo sobre dívidas.Depois do final do ano, com uma filha de 10 meses e após uma fase de muitas decisões importantes, tomei vergonha na cara e decidi encarar meu financiamento de frente.
Tenho um imóvel quitado e comprei outro maior para ter mais espaço e poder receber meus sogros, que moram fora de São Paulo.
O imóvel custou 1,7 milhão, com entrada de 700 mil e saldo de 970 mil financiado em 240 meses.
As parcelas começaram em 11.500, sendo que apenas cerca de 4.100 iam para amortização.
Meu foco inicial era pagar a parcela do mês e a última, amortizando o saldo.
O IMÓVEL ANTIGO....Ao comprar o novo imóvel, não vendi o antigo, avaliado em cerca de 1,3 milhão.Na prática, não consegui vender como imaginava e optei por alugá-lo.
Hoje recebo cerca de 5 mil por mês de aluguel.
Mesmo assim, a falta de liquidez, os problemas recorrentes que sempre aparecem e o risco de vacância me incomodam bastante.
FASE 2 - A FALSA TRANQUILIDADENão zerei minha reserva. Mantive cerca de 4 vezes a minha reserva de emergência investida em FIIs, ações, ETF, previdência, etc.
Mesmo assim, em 14 meses consegui antecipar mais de 100 mil reais além das parcelas normais.
Hoje o saldo do financiamento está em torno de 793 mil.
FASE 3 - O CHOQUE DE REALIDADEAssisti novamente à live do Bastter falando de dívidas.
Depois vi um vídeo fake com IA do Paulo Guedes rsrsr sobre o tema.
Peguei meu financiamento, meus investimentos e fui fazer as contas com calma.
Aí veio a chuva de ferro...
Percebi que tinha cerca de 110 mil em FIIs, recebendo algo em torno de 0,7 por cento ao mês, cerca de 800 reais.
Coloquei esses mesmos 110 mil em um simulador de amortização e vi que a parcela já cairia de 11 para 10 mil, mesmo amortizando no prazo, regra do Bradesco.
Ou seja, risco, imposto, ansiedade e trabalho para ganhar menos do que economizaria reduzindo a dívida.
HOJEZerei 100 por cento dos FIIs para amortizar o financiamento.
Vou zerar também ações e o restante dos investimentos.
Vou manter apenas 6 meses de reserva de emergência em poupança e alguns investimentos com liquidez curta.
O objetivo agora é quitar essa dívida o quanto antes.
MUDANÇAS EM 2026Depois de muita conversa com minha esposa, decidimos sair de São Paulo e ir para Londrina, onde moram meus sogros.
A ideia é vender o imóvel atual, comprar outro à vista lá e quitar o que ainda faltar do financiamento.
Em Londrina consigo morar no melhor bairro da cidade com o que vai sobrar dessa venda.
Além disso, continuo com outro imóvel quitado em São Paulo.
O mais importante é qualidade de vida e minha filha convivendo com os avós....
Escola mais barata, IPVA mais barato, seguro mais barato, médico mais barato, tudo mais barato.
Pretendo fazer essa mudança ainda este ano.
Hoje comprometo cerca de 35 por cento da minha renda.
Com a mudança, devo passar a ter algo em torno de 50 por cento da renda livre para investir, considerando a diferença grande de custos, ou poderei fechar o negócio da minha esposa e focar na criação da minha pequena.
Para ilustrar, condomínio em São Paulo é cerca de 4 mil.
Nos imóveis que visitei em Londrina, condomínio entre 800 e 1.000.
CONCLUSÃOComprem tempo e liberdade. Isso vale mais do que qualquer papo de youtuber.
Minha meta para os próximos 10 anos é investir e viver sem dívidas.
Daqui a 15 anos quero poder olhar para frente e dizer que posso parar de trabalhar.
Viver a vida simples que sempre quis, acordar cedo, correr, nadar, pedalar, ficar com minha filha e viver com qualidade, sem exageros.
Só tive coragem de tomar essa decisão quando entendi de verdade que não posso ter dívidas e que tinha caído no canto da sereia.