Como saber se estou realmente “aproveitando a vida”?
Tenho medo de que, no futuro, eu olhe para trás e me arrependa do que não fiz, dos sonhos que deixei passar, das experiências que não vivi. Ao mesmo tempo, fico me perguntando se essas coisas são realmente desejos meus ou se apenas acho que deveriam ser.
Hoje parece existir um “manual” do que um jovem deve querer, como viajar de mochila pelo mundo, viver grandes aventuras, sair bastante, ir a bares cheios, conhecer muitas pessoas, ouvir boa música. Mas até que ponto isso vem de dentro? E até que ponto é só expectativa externa?
Talvez eu queira aventura. Talvez não. Talvez eu simplesmente goste de assistir séries no conforto do meu sofá, ler meus livros, viajar se vez em quando e ter uma vida "normal". O problema é não saber se estou em paz com isso ou se me incomodo porque sinto que não sou “interessante” o suficiente, que não sou “cool”, que não tenho histórias boas para contar ou que minha juventude está sendo desperdiçada.
Essa questão me veio após ouvir a seguinte frase de um vídeo que assisti recentemente: "Nós tentamos atingir metas que não são nossas, por tentar se comparar a pessoas que não existem". Além disso, acabei de ler um tópico aqui no fórum muito interessante sobre a vida nomade e fiquei pensativo se seria uma vida interessante pra mim, primeiramente acho que não pela minha rotina atual e meus gostos, além de gostar de ficar próximo de família e amigos. Mas mesmo assim fico me perguntando se eu realmente não gostaria dessa vida ou se estou "acomodado" e deveria arriscar algo desse tipo e pensar depois.
No fundo, minha dúvida é essa:
como saber o que eu realmente quero, e como aprender a lidar com quem eu sou?