Pessoal,
Ando buscando diversas formas de melhorar a limpeza lá em casa. Noto que as técnicas de limpeza mudam bastante entre as famílias e às vezes tem uns segredinhos que é difícil de descobrir. Meu intuito é compilar e testar as técnicas para facilitar o dia a dia.
Aqui vale tudo: equipamento, técnica, produto. Limpeza de piso, vidro, panela, carro, estofado, qualquer coisa. A ideia é facilitar a vida.
Contribuam com o que puderem.
O que eu já testei e funciona:
- Esponja colorida para não riscar a louça (usar conforme a recomendação na embalagem)
- Não usar detergente direto na esponja ou na louça. Colocar um pouco em um recipiente com água e molhar a esponja. Rende mais, faz mais espuma, espalha melhor
- Percarbonato de sódio para tirar manchas de roupas, toalhas e afins (branca ou colorida). Usar conforme indicado na embalagem.
- Percarbonato de sódio para panelas engorduradas. Uma colher de sopa e água quente. Quando parar de espumas lavar normalmente com detergente.
- Sapólio líquido para limpar tênis branco.
- Lava louças a maior que puder. Sempre usar no ciclo pesado, enxaguar panelas engorduradas antes para tirar o excesso de gordura. Detergente gel teve o melhor resultado. Detergente em pó vem em segundo lugar. Os de cápsula não testei. Detergente barato deixou tudo meio manchado. Gosto de jogar um pouco por fora do reservatório para melhorar o primeiro enxágue. Não uso secante, abro a porta no fim do ciclo e deixo secar naturalmente. Talheres e panelas de inox saem manchado, se tirar e secar na mão com um pano resolve (enxaguar supostamente com vinagre de álcool também resolve, inclusive para manchas velhas, mas não testei ainda)
- Robô aspirador é bom, mas tem que recolher tudo do chão para não enroscar e os cantos acumulam um pouco de sujeira. Às vezes um aspirador tipo vassoura limpa melhor e não dá tanto trabalho a mais assim (considerando que não precisa levantar as coisas, dá pra ir desviando). Limpar o aspirador vai ser um trabalho tanto com o robô quanto com o tipo vassoura.
- Água sanitária para limpar áreas molhadas (box do banheiro) não se usa puro. Vide embalagem, diluir em água 1/10 aumenta a eficácia. Se deixar agir por uns 10 minutos e depois enxaguar vai se livrar de todo o mofo sem esfregar. Não usar com janelas e portar fechadas. O vidro do box eu não sei como tirar aquele resíduo, aceito sugestões.
- Limpeza de pisos com rodo e pano é melhor ter um balde com produto e enxaguar o pano no tanque para não sujar a água do balde. Uma mistura que tenho usado é detergente (bem pouco), um produto para dar perfume (geralmente Coala) e um pouco de bicarbonato de sódio. É a melhor mistura que tenho para tirar gordura do chão e inclusive desencardir sujeiras velhas (em piso de cerâmica, não testei em outros pisos)