Boa tarde, pessoal.
Gostaria de uma opinião sobre o momento para sair da casa dos pais, considerando um balanço entre liberdade e construção de patrimônio.
Tenho 24 anos, sou solteiro e moro com meus pais em uma capital litorânea. Sou estudante de Direito e servidor público do Judiciário federal.
Reconheço que estou em uma posição privilegiada. Como minhas despesas domésticas são mínimas morando com a família, minha capacidade de aporte mensal é muito alta em relação à minha renda líquida (50%, sem muita renúncia).
Meu plano de longo prazo (8 - 10 anos) envolve carreiras jurídicas típicas de Estado (Magistratura/MP), o que exigirá bons anos de estudo. Recentemente, passei a me perguntar se já seria a hora sair do conforto da casa dos pais, ainda que com uma diminuição substancial da minha qualidade de vida. Muito se diz sobre o quanto se amadurece nesse processo, então gostaria de ouvir a opinião de pessoas, principalmente homens, que já passaram por esse momento.
Em suma: Estender a permanência na casa dos pais o máximo possível para criar uma "gordura" financeira robusta (já que meus aportes cairiam drasticamente morando sozinho), ou a maturidade de gerir a própria casa compensa o custo financeiro nessa fase da vida?
Agradeço opiniões sobre como vocês planejaram/planejariam essa transição sem comprometer o futuro.