Ontem eu falei sobre como as pessoas frequentemente arrumam inimigos mágicos para evitar as mudanças necessárias na própria vida:
O problema são as redes sociais... #PAS - Bastter.comUm ótimo exemplo disso vem de como o mercado se aproveita muito das dificuldades de pessoas com padrões de hiper competitividade (competitividade adoecida, que causa prejuízos).
É bem sabido na literatura sobre o assunto que competitividade é um espectro que pode ter aspectos positivos e negativos. Dependendo muito de como a pessoa encara a competitividade.
Eu postei um resumo de uma das teorias sobre isso neste tópico:
Os seus investimentos sem o Aporte são provavelmente uma droga e é melhor que você não saiba #PAS - Bastter.comResumindo ainda mais, quem tem uma competividade vinculada a
ganhar dos outros, ou seja, se satisfaz com a derrota do outro, apresenta níveis de adoecimento elevado....
Enquanto quem vê a competitividade construtiva, que vê na competitividade um mecanismo para superar desafios, como um ato de parceria e crescimento mútuo geralmente tem níveis de qualidade de vida e bem estar elevado.
---
Isso é importante pq o marketing de redes sociais é feito para personas - uma representação da pessoa ideal para qual um produto ou mensagem é vinculada.
Em uma persona adoecida, a neurose pode ser tão grande que não suporta ver a foto da conquista de um amigo ou familiar sem pensar que essa pessoa é melhor que você.
Isso por si só já é um problema, e a pessoa sofre disso não só nas redes sociais mas na própria vida.
Eu, psicólogo, leio a obra dessa pesquisadora e penso em como ajudar essas pessoas, o marketing pensa em qual linguagem é apropriada para vender para essas pessoas.
Então, tirando um completo idiota como eu, todo mundo que fala nas redes sociais: estuda isso, sabe quais são as suas fragilidades; e usa isso em benefício próprio.
A pessoa hipercompetitiva já está em risco, e o risco se manifesta nas redes sociais das mais diversas formas, e, eu até concordo que as redes sociais aumentam afetam de uma forma que era impossível antes.
Mas elas fazem isso com a participação das pessoas.
O hipercompetitivo quer e consome conteúdo que incita:
- A sensação de ego inflado e vitória;
- Que trata tudo como urgência e com raiva;
- Que trata os outros como ameaça e inimigos.
Dentro do Youtube para criadores de conteúdo existe um espaço que você pode ver o que é trend para produzir conteúdo "relevante":
"Ninguém fala disso"
"Fica de bico fechado"
"Se ela tocar nisso na sua frente, ela quer s3xo."
"Pessoas inteligentes se afastam"
"Baixo QI - Hábitos reveladores"
"Vá embora mas faça doer - Sua ausência vai doer na alma"
"Isso vai enlouquecer quem não te valoriza"
"Não dê atenção pra ela"
"Você vai mudar ou repetir?"
"Ele vai voltar de joelhos"
"Organize sua mente"
"Seduza sem piedade"
Todos os conteúdos caem na lista de adoecimento proposta pela pesquisadora.
"ah, mas isso aí é coisa de gente fútil"
Aqui na bastter.com o fenômeno se repete.
Não importa o quão divulgado seja que rentabilidade, acompanhar cotação diária e tantos outros comportamentos façam mal. Nas listas de pedidos de funcionalidades, o que as pessoas pedem é justamente isso.
Não adianta falar que as redes sociais fazem mal, se até aqui que perde usuários por tentar fazer uma ideia saudável de investimentos o que vocês querem é replicar as redes sociais adoecidas.
Todos os dias a gente fala aqui que esses são padrões típicos de investidores, e que para mudar isso é difícil. A gente incentiva a mudança, alerta, produz conteúdo e ainda assim as pessoas pedem para ter o que adoece a elas.
Podem reclamar das redes sociais o quanto quiserem, só lembrem que elas são como são pq as pessoas buscam e hoje em dia tem a capacidade de transformar uma rede social exatamente naquilo que ela quer.
Tudo que uma rede social te mostra é reflexo daquilo que você consome, daquilo que você busca, daquilo que você gasta seu tempo assistindo.
Ela diz muito mais sobre você do que sobre ela.
Sair dela é uma ótima coisa a se fazer, mas sem mudar sua perspectiva de vida, seja sobre hiper competitividade, sobre investimentos ou sobre o que for você vai arrumar outro jeito de criar isso na sua vida.
---
Eu também falei sobre esse tema no tópico abaixo
Uma carta endereçada a quem possa interessar (O vício em finanças) #PAS - Bastter.com---