63 E se a semana tivesse 6 dias? comentada em 23/01/2026 13:59 Assuntos Gerais Allejo_dos_Investimentos em 21/01/26 11:39 comentada em 23/01/2026 13:59 A semana seria: SEGUNDA, TERÇA, QUARTA, QUINTA, SÁBADO e DOMINGO.E a justificativa “histórica” eu manteria simples: Domingo é o dia do Senhor. Então Segunda vira literalmente o segundo dia, Terça o terceiro, Quarta o quarto, Quinta o quinto. E Sábado fecha o ciclo como o sexto dia, com essa carga cultural de descanso/sabbat. A parte prática é que isso deixa o calendário redondinho: todo mês teria 30 dias. Como a semana tem 6 dias, 30 fecha exatamente em 5 semanas. Ou seja: todo mês teria 5 semanas, sempre. Sem mês de 28, 29, 31. Sem “esse mês teve uma semana a mais”. Planejamento e comparação mês a mês viram uma régua. Aí vem o óbvio: 12 meses de 30 dias dá 360 dias. O ano real tem 365 (e às vezes 366). Então eu faria igual aquela ideia do calendário da Revolução Francesa: no fim do ano, eu colocaria dias complementares fora da semana, sem pertencer a mês nenhum.Ficaria assim:Ano normal: 5 dias complementares no fim do anoAno bissexto: 6 dias complementaresEsses dias seriam tipo “fechamento de ciclo”, feriados civis mesmo, sem semana, sem cair em Domingo/Segunda etc. Eu imagino nomes nessa pegada:Dia do Balanço, Dia da Gratidão, Dia da Arrumação, Dia do Descanso, Dia do Recomeço… e no bissexto um “Dia Extra”.