Já que teve causo de banquinho ontem, vai mais um pra vocês se deliciarem…
Fui visitar a patroa, que estava trabalhando há dois meses na Europa.
Véspera de Natal, peguei meu embornal, meu passaporte e meu cartão internacional do banco laranjinha e parti…
Cheguei lá: Natal em família, neve e tudo mais. Nota 10.Depois do Natal, decidimos dar um rolezinho na Itália. Tudo maravilhoso, até minha mulher ter o telefone roubado em Roma.
Mas, tirando uns perrenguinhos e um pouco de stress, me recobrei da consciência e pensei: só de estar passeando na Europa já sou tão privilegiado que isso não é motivo pra me afetar. Foquei em ajudar minha esposa: cancelar cartão, informar parentes sobre risco de golpes, etc…
Voltamos à França (onde ela estava trabalhando) e fui com minha esposa comprar outro celular pra ela.PS: ela é da religião da maçã (me desculpa, mas esse povo parece uma religião sem Deus, kkk).
Confesso: me indignei um pouco com isso, pois, se estivéssemos com um celular “ching-ling”, provavelmente os pickpockets não teriam nos escolhido como alvo. Mas paciência, cada qual com suas escolhas.
Voltando ao caso: transferi muitas pilas (reais pra dólar) pro meu cartão de débito internacional do laranjinha (amaldiçoei a maçã mentalmente) e fui com ela à loja de celulares pensando: “pronto, resolvemos o problema e retomamos o modo férias”.
Celular escolhido. Era semana de oferta das maçãs na FNAC. Estávamos prestes a economizar muitas pilas. Era o último item promocional. Pegamos e partimos pro caixa.
“Please, sir. By card, debit.”
A máquina perguntou: deseja pagar em euro ou dólar? Escolhemos e passamos o cartão.O atendente:— Me desculpa, senhor, pagamento não efetuado.
— Deve ter sido erro, pode passar de novo, o saldo tá na conta.
Passou de novo. Nada. Passou de novo. Nada.E o vendedor com aquela cara: “essas porra de brasileiro não têm dinheiro…”
Olho no aplicativo: o montante tinha sido debitado da conta.Mas o atendente fez questão de nos entregar o ticket mostrando que não foi pago.
Decidimos ir no financeiro da loja pra checar. Nada.Minha esposa ficou mais triste ainda e, chorando, contou pra moça toda a tragédia desde o dia anterior.A moça, por pena, imprimiu mais papéis, mostrando cada uma das vezes que o cartão havia sido passado e que não foi cobrado.
Enquanto isso, eu no chat do banquinho, que caía toda hora.
Por fim, o atendente me fala:— Veja bem, moço, foi feita uma pré-autorização. Agora, se a loja não receber, volta pra sua conta em até 7 dias. Ou, caso contrário, o senhor entra em contato pra contestar a compra.
— Moça, como vou deixar minha esposa em outro país sem telefone? Se eu depositar mais dinheiro, tem como garantir que desta vez vai?
— Não posso garantir, senhor.
Passada a raiva, recobrei a consciência e lembrei que podia pagar com um dos meus cartões de crédito.
Falei com a patroa, e ela:— De jeito nenhum! Não vai usar cartão de crédito. Já perdemos muito dinheiro, vai ter IOF, imposto, blá blá blá…
Voltamos pra casa: ela chorando, triste, e eu com meu cartão internacional limpinho, mostrando uma transferência pra ilhas Cayman…
Ela comprou o celular depois pela internet, já sem a promoção.Eu tentava não pensar no dinheiro, mas todo dia ela me perguntava:— Devolveram seu dinheiro?
Eu respondia, tentando ser confiante:— Esquece, daqui a sete dias eu olho.
Resumo: fiquei sete dias pensando… será que vão devolver minhas pilas?
Devolveram depois de sete dias.Mas poderiam não ter devolvido, e agora tô com dólares numa conta que uso raramente…
O pior:
Também faço viagem internacional a trabalho de vez ou outra. Quando é do trabalho, cartão da empresa. Quando é algo pra mim, uso esse cartão, pra não precisar usar cartão de crédito.
E o ponto que não quer calar é: existe opção melhor?Ouvi dizer que esses outros cartões internacionais também dão uns “biziu” na atualização de transações.O oposto também: dizem que o cartão verde, por exemplo, às vezes você compra e o saldo não some na hora, então parece que você tem mais dinheiro do que realmente tem. Outras tretinhas em diferentes marcas.
Mas, no meu caso, foi mais punk porque era uma coisa cara.Imagina uma pessoa indo comprar a passagem de volta da viagem e dá um biziu desses.Fica presa em outro país, sem passagem e sem dinheiro.
É isso.
Cuidado pro laranjinha não levar suas pilas pra passear nas ilhas Cayman!!!
Feliz 2026 galera!