Sei que não interessa ninguém, mas quero falar sobre minha vida. Invisto cerca de 70% do meu salário. Trabalho no atendimento ao público de uma empresa pública que dá coisas ao público. É o inferno na Terra. É a pior tortura que poderiam conceber para destruírem a alma de um ser humano. Já estou lá há 14 anos. Mas antes disso trabalhei 9 anos chamando fila num cartório de notas, e outros 8 anos dando aula pra crianças e adolescentes (acreditem, dar aula foi o mais fácil de todos, disparado). Minha saúde mental está nas últimas. Minha única saída é a tranquilidade financeira pra eu dar um tempo, uns dois anos sabáticos, desintoxicar daquele ambiente, esquecer que aquele tipo de pessoas existe. No trabalho eu vejo e escuto coisas que vcs não fazem ideia. Vc perde a fé na humanidade. Com 30% do salário que sobra eu vivo bem com minha esposa. A gente almoça fora fim de semana, viajamos para o interior de SP ou MG pelo menos uma vez por mês, fazemos boas compras no supermercado, casa quitada, carro quitado, motocicleta, sem filhos. Mas eu não esbanjo com nada. Temos gostos simples, eu e ela. E temos a mesma meta de encontrar paz ainda nesta vida. Ela é cuidadora de idosos, também não é fácil. Trabalha muito, ganha pouco. Agora está em um que são 12 horas por dia, mais 3 horas de transporte público. Acorda 5 da manhã, chega às 21h vai dormir às 22h, dorme até às 5h... E sim, ela quer trabalhar. Eu já recomendei que ela esperasse por um serviço melhor, mas é o que ela faz, enfermagem. Eu tenho que apertar o passo agora pra gente se libertar. E se capotar no meio do caminho, q eu posso fazer? Mas não pensem que faço conta de 13 reais. A gente vive bem, damos gorjeta, compramos bala no farol, doamos cestas básicas (já faz 5 anos). Nossas contas estão pagas e não passamos vontade. É como eu disse, nós temos gostos muito simples. É que viver sem dívida e com juros a nosso favor já faz a gente parecer rico perto dos outros. Mas quem tá de fora não sabe o que gente faz, o que a gente passa. Entendo a questão q se fala aqui sobre ser importante não parar de trabalhar. Tem trabalhos que são fascinantes, desafiadores, empolgantes, tão legais que o cara quer morrer trabalhando. Mas lidar com o ser humano em sua pior forma, é um filme de terror todos os dias. Teve uma moça que ficou no meu lugar uma semana, teve ataque de pânico, precisou de água com açúcar e atestado médico. Outro uma vez veio me ajudar, cara já detonado pelo trabalho, tava afastado, mas achou que já estava pronto pra atender o público de novo. Em 15 dias surtou, gritava "Silêncio! Silêncio!" e a massa insandecida dava risada. Foi afastado de novo. Pra eles é um passeio no parque, pra nós uma jornada ao inferno. "Pede as contas", dizem. Mas geralmente quem fala isso próximo a mim já fez isso e tá cheio de dívida fazendo bico. "Ah mas se morrer é pior". E quem sai de casa achando que é imortal? Todos correm riscos, calculados ou não. Tem tantos aí que querem morrer na mesa do escritorio por livre e espontanea vontade. Eu não quero morrer, mas sei q é um risco que corro se continuar lá por muito mais tempo. Eu faço minha parte e ponho as chances a meu favor como todo mundo aqui parece fazer. Vai saber quanto tempo me resta, talvez eu consiga chegar lá e viver uma boa parte da minha vida sem esse estresse todo. Pode ser que nao, quem pode nos garantir, não é? Ah, eu invisto pra valer, bastterway, há somente 3 anos. 70% do salário em três anos não faz nem cócegas na tranquilidade financeira, ou independência como eu prefiro chamar. Bem pessoal, podem comentar, fiquem a vontade. Hoje eu lembrei daquele poema do Fernando Pessoa:
Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo... E lembrei que levo porrada pra caramba todo dia e nunca expus aqui. Sou só um avatar, cês nem sabem meu nome, que que custa ouvir o que vcs tem a dizer sobre isso, né.
Ah, o poema se chama POEMA EM LINHA RETA.
Um grande abraço a todos e lhes desejo muita saúde.