Pessoal, me perdoe pela pergunta talvez meio idiota, mas como sou assalariado e minha renda é fixa todo mês eu já sei quanto vou ganhar mensalmente, então me surgiu uma dúvida simples mas gostaria de saber a opinião de vocês.
Bom, eu sempre consegui aportar um valor relativamente significativo do meu salário, desde a época que comecei a trabalhar sempre guardei um pouco (as vezes, as vezes menos) então com o passar do tempo consegui acumular um valor relativamente pequeno para muitos, mas dentro da minha realidade financeira é um valor significativo, porém com o passar do tempo a vida evolui, casei, tive filhos e as despesas aumentaram consideravelmente e hoje to vendo que praticamente não consigo mais aportar "dinheiro novo", pois realmente não está tendo como, controlo bem minhas finanças, sempre controlei mas agora o negócio apertou de vez, a inflação pessoal explodiu e o salário não acompanhou o aumento das despesas.
Já sei que preciso correr atrás de uma outra renda / renda extra, to batendo a cabeça e já indo atrás, mas paralelamente hoje fico bem puto da vida sabendo que praticamente só pago conta e não vou conseguir poupar mais nada e colocar dinheiro "novo", pois se eu fizer isso vou ter que cortar alguma coisa da família (lazer, escola particular, faxineira...)
Ai a situação é a seguinte, "se" eu conseguir poupar (que vai ser bem dificil) vai ser algo em torno de no máximo de 0,4% do meu patrimônio investido, exemplo prático (se eu tenho um patrimônio de 500k, eu conseguiria aportar no máximo no máximo 2.500k por mês, que é 0,4% do que já tenho investido, a questão é será que vale a pena eu ficar batendo a cabeça em poupar isso ou então não seria melhor eu largar mão de colocar dinheiro novo por enquanto e só trabalhar reinvestindo aquilo que já tenho investido ? Isso é sagrado, nunca gastei ou pretendo gastar nada da "renda" dos investimentos (dividendos e outros) pelo menos isso eu reinvisto.
Deixar de investir esse valor que correspondente a 0,4% do meu patrimônio teria um impacto muito grande no Longo Prazo ou estou sendo exagerado ?
Penso que pelo menos eu teria "paz" em saber que consigo viver relativamente bem com meu salário e suprir minhas necessidades e da minha família sem ficar preocupado pensando "preciso poupar, preciso poupar, não posso gastar com isso ou aquilo...." e por outro lado já tenho uma carteira diversificada com um valor "ok" investido que não pretendo mexer nunca e que vai continuar lá.
Não tenho dividas tb, carro quitado e pago aluguel.
Ou será que é tão significativo assim poupar esses 0,4% todo mês ?
Existe alguma regra geral de até quando investido já não faz mais sentido investir dinheiro novo pq o patrimonio já é grande o suficiente e não precisa de novos aportes ?
Exemplo, se o cara tem 2M investidos, não faz tanto sentido ele investir 3k por mês, isso seria 0,15% do que ele tem investido, isso não ia fazer praticamente diferença no Patrimônio.
Penso que é melhor ele "gastar" esses 3k por mês que ele supostamente teria que poupar e seguir a vida tranquilamente.
Obrigado !