4 Como declarar IR pós divórcio comentada em 05/02/2026 17:53 Imposto de Renda gatinhonalage227 em 05/02/26 13:22 comentada em 05/02/2026 17:53 Boa tarde pessoal.Minha mãe foi casada por bastante tempo e se separou em 2021. Durante todo este tempo a declaração de IR era feita toda pelo meu pai (eles tinham uma conta conjunta que estava no nome dele). Depois de 2021 continuaram fazendo a declaração toda no nome dele, pois não separaram as contas, apenas no acordo, pois muita coisa estava em PP e pagaria muito imposto caso fosse liquidado. Ano passado foi feita a divisão das contas e o valor que era dela foi para uma conta somente dela, porém não sei bem como fazer a declaração do valor recebido da partilha. Entrei em contato com 2 contadores que não me passaram muita confiança. Um deles disse que deve ser feita a declaração do valor que entrou na conta na opção de rendimentos isentos código 14 transferências patrimoniais. A posição que está hoje eu sei fazer, minha única dúvida é como declarar o recebido da partilha.Alguém passou por uma situação similar e consegue ajudar? Ou com indicação de um bom profissional?Obrigado