Há duas semanas fiz uma consulta com uma clinica média e falei sobre minha rotida diária desde uma alimentação balanceada prescrita pelo nutricionista, como também a prática de musculação e uma corrida pós treino para continuar fazendo um cardiorrespiratório. O motivo da consulta era só para fazer um check-up geral para ver como estava minhas taxas, afinal depois que entrei aqui no site e pelos acompanhamentos na área de saúde parei de tomar suplementos e estou apenas focando nos alimentos.
De posse das requisições fui no laboratório fazer os exames de sangue. Dois dias depois recebo uma mensagem do laboratório informando que um do exames (Potássio) não foi conclusivo e seria necessário repetir. No dia seguinte fui ao laboratório e fiz uma nova coleta. No dia seguinte, após a segunda coleta, o resultado ficou disponível. De todas os exames o único que deu alterado foi o do potássio (5.7) onde o recomendado é 5.1.
No dia seguinte ao resultado fiz uma consulta com a minha clinica novamente e quando ela viu o resultado perguntou se havia repetido o exame, eu disse que sim, e ela perguntou se eu estava bem ou sentido alguma coisa e eu afirmei que estava bem sem nenhum sintoma. Ela então pediu que eu me dirigisse imediatamente para uma urgência pois a alteração do potássio compromete o coração.
Tive que sair do meu trabalho direto para urgência. Chegando na urgência, ao passar na triagem e explicar que o motivo da minha ida era uma recomendação da clinica pela alteração do meu potássio, o enfermeiro pediu licença e foi falar com a médica de plantão que imediatamente veio falar comigo e me passou na frente dos outros que estavam esperando. Fiquei um pouco assustado pois pelas ações dos enfermeiros e médica seria um caso grave.
Ela reafirmou a preocupação com o coração e pediu para refazer o exame lá na urgência do potássio e outras taxas além do ECG (Eletrocardiograma), se o valor continuasse o mesmo eu teria que ficar internado para baixarem o potássio.
Um pouco mais de uma hora depois o resultado dos exames saem, batimentos normais sem alterações e taxa de potássio (4.2) dentro da normalidade. Todos as outras taxas e exames referentes a parte renal também estavam dentro da normalidade.
Tive alta do Hospital e a médica mencionou que poderia ter sido ou erro do laboratório ou um pico de acúmulo do potássio na corrente sanguínea devida a alguma desidratação naquele dia, não tem como saber.
Enfim, ficou o aprendizado não podemos ter apenas uma opinião e achar que é 100% certo, as vezes é necessária uma segunda opinião.