Esse tópico vai servir como um lembrete pra todos nós não tomarmos nada como certo, e sempre fazermos o nosso melhor, independente do quão bem estejamos em seja lá o que for.
Todos os dias eu faço minha rotina noturna: coloco um jazz e limpo meus emails, pra só depois ir dormir; mas hoje a tristeza não deixou e estou aqui 1:20 da manhã escrevendo isso.
O motivo da minha tristeza pode ser banal pra alguns, mas é algo que mexeu muito comigo.
Há alguns anos trabalho numa empresa de tecnologia gigante que muitos daqui, inclusive eu, são sócios. Logo quando entrei nessa empresa conheci essa colega de trabalho que mora numa cidade vizinha, e vinha pra cá de vez em quando trabalhar do escritório e entrar em contato com o restante das pessoas do time, apesar do nosso trabalho ser 100% remoto.
Essa oportunidade nessa empresa
mudou nossas vidas: o salário é maravilhoso, os benefícios melhores ainda, e só de ter nome dela no nosso currículo já causa admiração nas pessoas.
Pois bem, o tempo foi passando e nós fomos realizando um trabalho fenomenal, muito bom, tão bom que ambos (eu e essa colega de trabalho) fomos promovidos recentemente, há poucos meses, mas algumas coisas estranhas foram acontecendo na vida dessa minha colega.
Ela foi se envolvendo
pessoalmente com as pessoas do time, incluindo a chefia: adicionou todos no Instagram, compartilhava tudo com eles. Nas reuniões era sarcástia e dizia que "ia trabalhar muito" enquanto fazia gestos que na verdade ia beber muito, além de sempre querer chamar a atenção de todos, tanto presencialmente enquanto estava no escritório quanto online nos chats e reuniões, sempre trazendo à tona assuntos polêmicos e causando desconforto, além de compartilhar opiniões muito fortes e contrárias sobre o uso de IA, sobre os governos, sobre as grandes empresas de tecnologia e sobre tudo o que, na visão dela, é "errado".
Okay, tudo bem, tudo estava bem e ela fazia um trabalho maravilhoso, essas coisas eram simplesmente assuntos que ela gostava de compartilhar com as pessoas do trabalho. Muitas pessoas têm amizade com as pessoas do trabalho, e eu não vejo mal algum nisso, inclusive também tenho amigos no trabalho.
O tempo foi passando e ela foi se sentindo cada vez mais confiante em fazer o que quiser durante o expediente, dizendo que todos gostavam dela e que o trabalho dela sempre foi impecável (e era mesmo) e por isso podia se "dar ao luxo de relaxar". E relaxou, relaxou tanto que chegou ao ponto de parar de trabalhar por algumas horas pra ir ao cinema, cochilar no meio da tarde, ir pro shopping... tudo isso no horário de trabalho.
Até que um belo dia, às 20:53 da noite no Brasil (que pra nós seria 3:53pm da tarde), ela recebeu uma ligação do RH:
estava sendo demitida.
No mesmo instante ela mandou no nosso grupo e entramos numa ligação, o time todo, com ela e a outra pessoa do RH conversando no telefone no viva-voz sem saber que ela estava compartilhando a conversa com a gente. Coisa terrível.
Eu estava sentado, e meu relógio chegou a bater 120BPM, me avisando que eu estava em estado de estresse elevado, e não era pra menos: uma profissional incrível, que basicamente fundou nosso time aqui no Brasil, estava sendo demitida, sem mais nem menos, às 20:53 da noite de uma quinta-feira. A cara de todo mundo na call estava assim >
A pergunta de um milhão de dólares é: por quê? Por que demitir uma profissional incrível, que agregava tremendo valor à empresa? E a resposta é mais simples do que parece: porque a profissional incrível, de tão incrível que se achava, já não era mais profissional.
Ela já não trabalhava mais da maneira que poderia, já não fazia as coisas da maneira que poderia fazer nem entregava as demandas com a mesma qualidade, além de expressar opiniões totalmente contrárias ao próprio negócio da empresa.
Se você é contra a mineração e ao desmatamento, você vai trabalhar na Vale?E fez tudo isso porque tomou as coisas como garantidas. Tomou "o melhor emprego que já teve na vida", como ela mesmo falou, como algo garantido, que nunca ia acabar, que ia durar pra sempre simplesmente porque fazia um bom trabalho. Mas se esqueceu de que não é sobre somente fazer um bom trabalho, e sim
MANTER-SE trabalhando bem.
E agora? Agora, depois desse acontecido, ela voltou aos vícios antigos: voltou a fumar e a beber mais do que já bebia, voltou a comer muito por descontar na comida a ansiedade (tem obesidade) e voltou a tomar remédios tarja preta; tudo isso por considerar as coisas como garantidas.
Nunca ache que as coisas que você tem, que as coisas que você é, são garantidas. Nunca. Continue trabalhando bem, continue cuidando da sua saúde, continue cuidando da sua família. Cuidado com o que você expõe na internet, e principalmente
AGRADEÇA. Valorize tudo de bom que você tem na sua vida e continue batalhando pra manter essas coisas.
Boa noite.

Ver mais