Vendo a discussão desse tópico sobre quem tem risco maior FIIs ou Ações, resolvi postar sobre isso.
Esta pergunta não tem resposta.
Quem tem mais risco, Renda Fixa ou Ações?
Não tem resposta também.
Se você incluir uma doideira e comparar com uma ação ok, tem resposta.
Quem tem mais risco, Opções binárias de criptomoedas numa corretora desconhecida ou ações do Banco do Brasil.
Aí não tem dúvida, as ações do BB tem menos risco para qualquer um.
Mas tirante situações óbvias não tem resposta porque depende de diversos fatores.
Sobre FIIs e Ações postei este estudo:

Tem estudo do Siegel também mostrando que depois de 17 anos o risco das ações é menor do que dos Títulos.
Tempo médio que o investidor americano segura ações: 7 meses. Imagina o Brasileiro.

Então para a maioria dos investidores e daí que em 17 anos sei lá o que?
Tirante exageros, risco é pessoal.
No mais, ok, as ações vão se tornando de risco menor mas quem aguenta segurar até lá? RADL tem risco menor para quem não aguentou e vendeu quando caiu 50% outro dia? No longo prazo sei lá o que. Estudo é uma coisa, realidade é messy.
Por isso que para a maioria o menor risco é caderneta e imóveis.
- Ah mas volatilidade não é risco.
Pode não ser para você, para quem colocou 90% em ações porque estava subindo e vendeu tudo depois de uma queda forte, volatilidade foi um baita risco.
FIIs tem risco de ruina maior do que ações, de perder tudo. Mas se chegar lá.
Eu não ligo para dividendos mas tem gente que aguenta maior se tiver um fluxo de caixa, para estes o risco dos FIIs é menor. Pode ser menor até do que da Renda Fixa.
E porque isso? Porque no fim o risco de qualquer coisa diminui se você segura muito tempo. Teu risco é menor naquilo que você aguentar segurar por muito tempo.
Então discussão de risco é meio inútil. Invista mais naquilo que você consegue segurar por muito tempo porque este tipo de ativo é o que tem menor risco para você.
E o risco de cada um é diferente do risco do outro. E além do mais o risco dos ativos vão mudando conforme o mundo muda, o país muda, as pessoas mudam, os próprios investimentos mudam.
No meio de tudo isso seu esforço deve ser segurar o máximo que puder os investimentos, porque só assim você diminui seu risco seja lá no que for.
o topico citado
Percentuais da carteira #PAS - Bastter.com