Pessoal, sou novo na comunidade e li todos os tópicos que achei sobre Previdência Complementar para servidores públicos, porém ainda fiquei com algumas dúvidas. Percebi que é algo tratado na comunidade como "lixo", considerado risco altíssimo de não receber no futuro etc. Mas há um tempo atrás quando ingressei no serviço público achei muito interessante. Refiz os cálculos e analisei os riscos após estudar os FAQs e ainda não ficou muito claro o motivo de ser tão negativo ou tão arriscado.
Apenas para exemplificar, minha adesão foi a previdência complementar do meu estado, que possui apenas 6% de taxa de carregamento (descontado dos meus aportes e dos aportes do onrevoG) além de uma taxa de administração de 1% ao ano.
Obs.: Essa previdência não possui FCBE (Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários) para pensão por morte ou invalidez. Isso é tratado através da adesão opcional feito com uma seguradora, caso o participante tenha interesse.
Além do benefício de poder depositar 8,5% e ter a contrapartida do patrocinador (onrevoG) em 8,5% todos os meses, ainda é deduzido do meu contracheque 27,5% do valor do meu aporte por ser uma PGBL (tenho ciência que daqui a 25 ou 30 anos quando for sacar terei que pagar o IR de 10% sobre o valor total a ser recebido, mas ainda assim é muito rentável considerando que o dinheiro deduzido está sendo antecipado e está rendendo)
Em uma conta simples para exemplo, se eu aportar R$ 1.000,00, considerando a dedução do IR, irei aportar R$ 725,00. O patrocinador aportará R$ 1.000,00.
Descontando a taxa de carregamento de 6%, o aporte do mês na minha conta na previdência será de R$ 1.880,00 (estou desconsiderando a taxa de administração para simplificar, mas é 1% ano).
Ou seja, sai R$ 725,00 do meu contracheque e cai R$ 1.880,00 na minha conta da previdência.
Pelas leituras nos diversos tópicos, sempre são citados os casos da Postalis (Correios), Petros (Petrobras) e Funcef (Caixa). Mas esses casos se tratavam de 'Benefício Definido', o dinheiro de todo mundo era misturado num bolo só e, se faltasse verba para pagar as aposentadorias prometidas, todos os participantes eram obrigados a pagar uma taxa extra para cobrir o rombo. Já a previdência do meu estado, assim como a Funpresp, funciona no modelo de 'Contribuição Definida', que é exatamente igual a uma conta de investimento ou poupança, em que existe uma conta individual registrada no meu CPF, onde o meu dinheiro e o do onrevoG ficam segregados, sem se misturar com o saldo dos outros colegas.
Com relação a segurança que alguns amigos citam como o risco do onrevoG mudar algo ou interferir em algo, as previdências são regidas por leis complementares federais, não sendo possível que sejam alteradas por exemplo pelo governador ou Assembleia Legislativa do estado para algum tipo de uso do dinheiro para o que quer que seja.
Claro que a lei complementar federal poderia ser alterada no âmbito federal, mas seria algo pouquíssimo provável, e caso fosse alterada, eu teria a possibilidade de parar os meus aportes e deixar o dinheiro que está na conta rendendo até o momento da aposentadoria. Mas riscos como esse são encontrados em diversos outros produtos, até mesmo na poupança existe o risco de interferência do onrevoG, como aconteceu em 1990.
A maior parte dos investimentos da previdência obviamente é em renda fixa, com uma parte menor em renda variável. Entendo que o principal risco que um participante estaria correndo seria a má gestão dos investimentos, porém além da maior parte ser em renda fixa alocada em títulos públicos, penso que esse risco seja muito reduzido.
Quanto a questão da liquidez em caso de exoneração, não vejo como um problema, eu posso deixar todo o valor na conta até a aposentadoria e poderia sacar corrigido. Ou se por algum motivo precisar sacar após a exoneração, poderia sacar todo o meu dinheiro com os juros além de parte dos depósitos do onrevoG (dependendo do tempo de adesão).
A dúvida que fico é: tem algo que não estou considerando nesta analise? Pois apesar de ter estudado muito o FAQ e pesquisado bastante, continuo achando um benefício excelente para o servidor.