Olá pessoal.
Antes dos julgamentos, contexto: tenho um plano bem definido de compra do imóvel dos sonhos em 10/11 anos, para comprar a vista em um momento que já estarei chegando em uma idade mais avançada (mas antes de ser idoso), que considero que ainda estarei com pique para ir atrás e lidar com toda a função que imagino ser a busca pelo imóvel dos sonhos.
Sendo assim, os únicos títulos do TD que se alinham com os planos são os de
2037, que por coincidência temos dois disponíveis
hoje, Prefixado c/ Juros semestrais e IPCA+ C/ Juros semestrais.
Pegar o IPCA+ 2040 está fora de cogitação, serão mais 3 anos de espera, e acho que na idade que estarei não quero ter que lidar com toda a função que será procurar / achar o imóvel dos sonhos, já que a busca por sí só sendo otimista deve demorar uns 12 meses assim que tiver o $$ em mãos. E sei que vender o 2040 em 2037 com marcação a mercado provavelmente deve ser o pior cenário de todos.
Outro ponto é que eu acabo de receber o vencimento do meu Selic 2026, então tem um bom aporte inicial para fazer, e em Agosto tem o vencimento do meu IPCA+ 2026, que deve ser ainda maior que o aporte atual (ambos valores vão só pra isso)
Fazendo simulações pelo próprio TD, em todos os cenários o Prefixado com Juros Semestrais tem um valor líquido maior que o IPCA+ c/ Juros. E como estamos falando de montantes para compra de imóvel, não é diferença de centavos, é uma diferença considerável, basicamente vai cobrir todos os custos extras de taxas e escrituras após a compra.
Só que lendo os FAQs e buscas e vários tópicos, me parece ser unânime que o Prefixado é ruim, que não vale a pena.
Então gostaria de saber, onde estou errando nessa avaliação? Tem algo que eu estou esquecendo nessa questão, e a simulação do TD está me enganando de alguma forma?
Ou seria esse efetivamente um cenário de exceção, que os FAQs sempre mencionam, de que o Prefixado c/ Juros seria realmente o melhor?
PS: a ideia é re-aportar os juros semestrais. Sei que não é o ideal, a questão aqui é a data mesmo, isso é imutável. Provavelmente em algum momento se parecer melhor e tiver um Selic 2036/37, parte dos juros semestrais deve ir pra um desses.
Obrigado.