Minha esposa trabalhou até o ano passado e tinha uma renda próxima à minha. Temos filhos e, no final do ano passado, ela deixou de trabalhar. Neste ano, ficará totalmente sem renda e dependente financeiramente de mim.
Sou CLT e também recebo um complemento de aluguel, pelo qual recolho imposto via Carnê-Leão, incluo na dedução meus filhos.
Minha esposa possui investimentos e um imóvel declarados em seu nome.
Minha dúvida é a seguinte: posso incluí-la como dependente no Carnê-Leão para aumentar as deduções e, posteriormente, declará-la como dependente na minha declaração de Imposto de Renda de 2027?
Ao colocá-la como minha dependente, isso pode aumentar a alíquota do imposto ou o valor total a pagar — especialmente considerando a reforma tributária?
Meu receio é incluí-la como dependente no Carnê-Leão este ano e na declaração de IR de 2027, somar o patrimônio dela ao meu e acabar pagando mais imposto. Os únicos investimentos que ela possui são Tesouro Direto e CDB.
Agradeço a quem puder esclarecer.
Obrigado