Fala, pessoal.
Sou novo por aqui e ainda estou me acostumando com a filosofia da Bastter.com, estudando os manuais de iniciante e os FAQs. Invisto há uns 10 anos, mas nunca saí da renda fixa. Depois de entrar em contato com os vídeos do Bastter no YouTube, estou aos poucos mudando minha mentalidade e pretendo começar meus aportes em buy and hold, com bastante cautela para não fazer sardinhice.
Uma dúvida que tenho, e que imagino ser resquício da mentalidade de investidor de renda fixa, é sobre a relação do investidor de longo prazo com a inflação.
Minha ideia sempre foi mais ou menos esta: juntar X reais e, quando começasse a viver de renda, consumir por ano algo como rendimento menos inflação, de forma que o patrimônio durasse para sempre.
Mas já entendi que isso é meio conto de fadas. Pelo que venho aprendendo, o foco é construir patrimônio e, quando chegar a hora, ir usando esse patrimônio para viver, em vez de ficar preso à ideia de “viver só dos rendimentos”.
O que ainda não ficou claro para mim é justamente a relação com a inflação nesse contexto.
Quando a pessoa passa a viver do patrimônio, como ela pensa essa conta? A inflação estaria, de alguma forma, embutida no crescimento das empresas e no preço das ações ao longo do tempo? Ou estou pensando tudo da maneira errada?
Agradeço se puderem me ajudar. Ainda estou tentando desmontar várias ideias antigas da cabeça. Sou burro!