Prezados, boa tarde. Tudo bem?
Gostaria de compartilhar um #VAILÁEFAZ com vocês. Há cerca de pouco menos de dois anos comecei a desenvolver um jogo digital com um grupo de amigos. A ideia nasceu de um projeto que desenvolvemos para uma
game jam, que seria uma espécie de maratona de desenvolvimento de jogos para criar um (jogo) do zero em um período curto a partir de um tema específico, ocorrida em meados de 2024. Depois que o evento passou, acabamos gostando tanto do resultado que decidimos seguir com ele para algo mais sério o qual estamos trabalhando até hoje nesta obra. O jogo continua em fase de desenvolvimento, planejamos lançar ainda este ano, inicialmente apenas na plataforma Steam para PC.
Sou formado em ciência da computação e atuo em uma área completamente diferente, que seria segurança da informação. A liderança do projeto é constituída por três pessoas, comigo incluso. Ainda que eu não tenha experiência nenhuma com jogos até então, tampouco qualquer contato com o tema, os outros dois líderes já haviam produzido alguns jogos experimentais, mas que nunca foram lançados oficialmente. Estou aprendendo uma enormidade sobre a área, pois ainda que não esteja atuando diretamente na produção de conteúdo, atuando na gestão financeira e de orçamento do projeto, eu preciso estar por dentro de cada etapa, cada entrega e cada meta estipulada.
Para quem deseja produzir jogos, é preciso entender que jogos são arte. A produção cinematográfica nunca esteve tão perto: produção de teasers, trailers, efeitos sonoros, músicas,
concept arts, design de cenários e de jogabilidade são temas, em sua maioria, que fazem parte desta criação. O foco deixa de ser apenas programação, o que muitos acreditam ser 90% do trabalho (o que não é), e passa a dar espaço a estes pontos que comentei, bem como
marketing e gestão de comunidades.
Em conjunto com produção e entrega, que são mais palpáveis, é preciso ter disciplina e uma boa gestão de projeto (e de pessoas) para aumentar suas chances de terminar o projeto. Principalmente no primeiro título, é muito fácil se perder e querer colocar uma infinidade de funcionalidades e querer criar um jogo tão sensacional quanto os grandes de empresas de referência no mercado. É muito importante ser humilde, saber definir metas alcançáveis com o que tem em mãos, seja capacidade financeira, operacional, tempo... o que for, bem como é importante não procurar a perfeição e saber desapegar. Seu primeiro jogo pode não sair exatamente com tudo que tinha no papel, com tudo o que gostaria que tivesse, mas não importa. O que importa é ter pé no chão, definir metas alcançáveis, e ter uma estimativa de data de lançamento que não desmotive você e sua equipe.
São quase dois anos pegando muita bagagem numa área que nunca atuei e estou me aventurando e aproveitando a jornada. Quando olho para trás vejo o quanto a gente (diretoria e equipe) errou, e
erramos demais, principalmente no começo do projeto. Foi por não ter medo de errar, e por aceitar que vamos errar outras mais, que fez com que impedimentos, atrasos e frustrações no meio do caminho não determinassem o fim do projeto.
É um pouco sobre isso. Para quem tiver dúvidas ou feedbacks fiquem a vontade em deixar um comentário abaixo. Ajudarei como puder. Abração a todos na Bastter.com