Meu celular estava com problema na bateria (viciada). Como moro longe de uma autorizada (6 horas de viagem), entrei em contato com o suporte oficial da Maçã para verificar da possibilidade de realizar o reparo via envio pelos Correios.
A informação passada pela atendente foi que o reparo estimado para a troca da bateria seria de R$ 769, mas que, para iniciar o serviço, seria feito um bloqueio de segurança no meu cartão de R$ 4.389 e que a diferença seria estornada no meu cartão.
Fui enfático desde o início do atendimento e pedi confirmação diversas vezes de que nenhum outro reparo seria feito sem autorização prévia. A atendente me garantiu que, se encontrassem qualquer outro problema, entrariam em contato para eu autorizar ou solicitar a devolução do aparelho sem conserto (não existe reparo parcial de "somente peça X" com eles). Deixei claro que, se houvesse risco de outros reparos além da bateria, sem minha prévia autorização, nem enviaria o telefone.
Tranquilizado pela atendente, enviei o telefone pelos Correios.
As cobranças e o erro:
04/03: Cobrança de R$ 4.389 (bloqueio) (até aqui, tudo bem).
21/03: Surgiram mais duas: outra de R$ 4.389 e uma nova de R$ 3.362.
Liguei para contestar. O segundo atendente analisou o caso e não sabia me dizer o que tinha sido feito no meu telefone, mas
confirmou que constava no histórico do caso a minha observação de que qualquer reparo adicional dependeria de autorização prévia. Ele admitiu que a informação foi ignorada ou repassada incorretamente internamente.
Hoje, uma nova atendente me informou que
a placa lógica do telefone foi trocada (custo de R$ 3.362) e que
a bateria sequer foi substituída 
. Detalhe: telefone estava em perfeitas condições, funcionando perfeitamente, ou seja, executaram um serviço caríssimo que eu não pedi, não autorizei, e não resolveram o problema original. Fui induzido ao erro pela promessa da primeira atendente.
Agora estou eu aqui com 3 cobranças indevidas (mais de R$ 12 mil em lançamentos na fatura) e com a informação do próprio atendente da Maçã que admitiu que a restrição de "não reparar sem autorização" estava registrada no sistema deles.
A boa notícia é que já me garantiram que as duas compras de R$ 4.389 serão estornadas, mas fica aí o prejuízo de R$ 3.500.
Ainda bem que sou bastteriano raíz e já vivo em Mônaco.