Há uns meses vendi toda minha RF e uma pequena parcela de ações focado em começar a tocar o plano de construir minha casa e comprei um terreno. Após isso estava repondo a RF para poder construir a casa.
Até que certa noite voltando de carro pra casa vi um acidente acontecer na minha frente. Carro avançou preferencial e colidiu com um motociclista que estava na nossa frente. Por questão de segundos a batida não foi no meu carro do lado do passageiro, onde estava minha esposa. O motoqueiro não sofreu nada muito sério mas ficou meio mal.
Esse carro em questão já estava comigo há 13 anos. Havia sido o único financiamento que eu tinha feito na vida, antes de conhecer o site.
Os únicos itens de segurança do carro eram o cinto, freio regulado e pneu novo. Ou seja, qualquer batida mais séria poderia ter efeitos graves.
Adiei a troca porque tirando o lado da segurança o carro atendia bem. Não queria deixar de aportar para trocar de carro. Além disso eu e minha esposa gostamos de fazer pequenas viagens de carro, e em cada viagem eu dirigia morrendo de medo de algo acontecer.
Enfim, depois desse acidente que vimos comecei a pensar mais seriamente no assunto. Não adiantava aportar andando num carro inseguro, botando em risco a minha família.
Como tive uma retirada grande dos investimentos para investir no imóvel próprio o lado burro falou mais alto e contrariando tudo que a gente sabe por aqui, para não sentir o lado psicológico de novo de vender toda a RF novamente em curto espaço de tempo, decidi dar uma entrada boa e financiar o restante em um carro bem mais seguro, pensando em quitar as parcelas o mais cedo possível mas sem mexer nos investimentos.
Fiz algumas simulações e tal e no fim tracei um plano (burro) que fazia sentido.
Troquei o carro, peguei um com nota máxima de segurança seminovo, modelo 2025/2026, laudo cautelar ok, 17 mil rodados apenas, cheiro de novo, tudo certo. Até ia num zero mas por poucas milhas a mais peguei um modelo superior praticamente zero numa loja de confiança.
Mas o plano só deu certo até a página dois. Desde esse dia eu não consegui dormir direito

No fim, dois dias depois, zerei a RF novamente, vendi um pouco de ações para quitar logo essa dívida de 24 meses em 2 meses. Nada paga a paz de poder sentar a cabeça no travesseiro sem preocupações. Em 2 meses volto a repor tudo pela segunda vez, mas com um carro bem mais seguro e sentindo menos estresse e ansiedade ao dirigir.