Poderia dizer somente: Dias perfeitos é do Wim Wenders, veja. Fim.
Já seria o suficiente pra dizer é bom pra caramba. Vc vai encontrar lá tudo que a sétima arte tem, bom roteiro, excelente atores, escolha de locação criteriosa, fotografia de feras do cinema, bla bla blá. Afinal é Wim Wenders.
Mas vou tentar dizer como cheguei a ele. Um amigo falou pra eu ver e iria gostar. Vi com minha mãe (amamos).
Veja apenas sem muitas teses teorias. No início a "velocidade" da trama pode incomodar alguns já que estamos acostumados com um cinema norte americano onde está tudo ali entregue, mas volte ao começo do que disse.
É Wim Wenders veja (acabou a indicação)
Para mim, esse filme causou um impacto prazeroso.
A história conta a rotina zen de um mero limpador de banheiros em Tóquio e como ele lida com tudo a sua volta.
Nesse sentido é que a gente pode sentir a vibração dessa obra. Silenciosa. Fruir pelo filme serenamente (assim como o personagem principal). E dessa ambiência que o roteiro propõe a gente fica preso a uma história que superficialmente parede banal ( mas não é cara, é Wim Wenders!).
Portanto em mim inicialmente foi rolando uma inquietude ocidental do tipo *** como assim eu tô entendendo o que tá rolando? Vai vendo, é Wim Wenders!
Caralho tu só foi ver esse filme por causa do Wim Wenders! Naaaaao eu nem sabia. Mas só agora meses depois é que o filme permaneceu firme e ainda produzindo sentidos na minha cabeça é que fui entender e racionalizar. Ahhhhhh é Wim Wenders.
Mas inicialmente isso nem importa só quem ainda não viu é que vai com esse meu spoiler aqui. Qual? É Wim Wenders!!! Hahaha
O cara arrebentou. Mais um filme icônico e profundo a somar a galeria dele de obras de arte. Ele que fez Asas do Desejo e Paris Texas (meu favorito com a maravilhosa gratíssima deusa Nicole Kinski filha do pirado Klaus Kinski, ator alemão brother do Werner Herzog)
Voltando ao filme sem entregar muito pra mim esse filme trouxe o que a gente busca aqui na Bastter.com e nos investimentos PÁS.
Um olhar oriental sobre o mundo. Uma filosofia totalmente diferente da nossa (ocidentais falastrões e ansiosos).
Vendo esse filme quem gosta da cultura japonesa vai se amarrar na vida espartana do personagem principal. E de repente essa obra ficará na sua memória e retinas. Os lugares por onde o personagem passa, o estilo de vida nipônico um pouco romantizado por nós é pra quem curte cultura japonesa verdade mas acho que é um bom retrato do Japão.
Esse amigo que indicou o filme tinha acabado de ir ao Japão e foi nos mesmos Izakayas que o personagem do filme.
Um filme pra quem curte cinema. Não quis ser blaze nessa indicação apenas minha colaboração com minha visão de mundo talvez ressoe na sua alma também. Talvez não.
Eu e minha mãe amamos. E nem perguntei a ela a visão dela. Uma obra aberta e por isso te convido a ver também pra que vc possa mergulhar nessa obra de Wim Wenders propôs ao mundo com seu trabalho.
Onde ver: Netflix e Mubi.
Indicado ao Oscar de melhoro filme internacional em 2024.
Interessante tb um diretor alemão capaz de fazer um filme no Japão com elenco japonês essa ser tido como "É um filme japonês".
Mas vcs já sabem (o quê?) É Wim Wenders.
Ver mais