16 "pré" conceito e escolha da minha Dentista comentada em 22/06/2026 12:04 Saúde e Esportes Mauro em 22/06/26 8:18 comentada em 22/06/2026 12:04 Tive que ir numa dentista que não conhecia por uma emergência, faz +- 6 anos.Ela foi ótima, na verdade a melhor dentista que tive na vida e continuo com ela até hoje.Depois de uns anos, descobri que ela tem especialidade em "Odontologia Holística".Bem, se dissessem para eu ir numa "Dentista Holística", eu juro que me negaria, mas como ela é espetacular, continuo com ela, muito satisfeito.Hoje por curiosidade, perguntei o que seria "Odontologia Holística" pra recepcionista, que me disse, em suas palavras, que é "tentar usar o mínimo de químicos possível, ser o mínimo invasivo e conservar o máximo da dentição natural".Perplexity:Em Espanha, “dentista holística” quer dizer uma dentista que pratica odontologia holística: uma abordagem que olha a boca como parte da saúde geral do corpo, e não só como dentes isolados.Sentido na práticaNormalmente, isso significa que a clínica diz considerar fatores como saúde geral, hábitos, emoções e, às vezes, materiais mais biocompatíveis ou tratamentos menos invasivos.Como interpretarNa linguagem comum, é quase uma forma de dizer “dentista com visão mais global do paciente”.Tradução simplesEm português do dia a dia, seria algo como:“dentista com abordagem integral”.“dentista que trata a saúde bucal no contexto da saúde geral”.“odontologia integrativa/holística”.