Depois de ver a publicação de alguns colegas senti vontade de contar também a minha experiência de 10 anos de bastter.com.
Que já é um pouco diferente. São mais de 13 anos...
Eu me peguei pensando que sou muito privilegiado. Vejo muita gente chegando falando que tem muitos investimentos ruins e agora não sabe o que fazer com eles. Que já fez muita besteira...
O próprio Bastter conta que já quebrou algumas vezes.
Eu não. Minha vida nos investimentos sempre foi muito tranquila. Eu tenho 13 anos de bastter.com, com 12 anos como investidor. Sim! Eu tenho mais tempo de fórum do que de investidor.
Eu era bem novo e apenas um estagiário quando conheci, eu sempre fui pobretão. Família endividada, que tinha que se virar para pagar as contas, então nunca tive muitos luxos/coisas/experiências.
Então quando eu comecei o estágio, dei sorte de pegar uma época boa na área então já comecei ganhando bem para a minha realidade. Nessa época eu consegui começar a ajudar em casa, comprar algumas das coisas que queria (nunca liguei muito para coisas na verdade) e ter experiências que não conseguia ter antes. E nem tantas por que o trabalho e estudo consumiam a maior parte do tempo.
Mas mesmo fazendo tudo isso, começou a sobrar dinheiro na conta. Coisa que eu nem tinha meses atrás (uma conta).
Então eu comecei a pensar no que fazer com esse dinheiro que sobrava. Fiz o óbvio! Procurei no google.
Tive sorte também de ser outra época. A internet não estava inundada de besteiras de fácil acesso como está hoje em dia. Mesmo assim achei muitas sardinhices por lá, o que não me atraíram muito.
Até que no youtube eu achei um vídeo com o nome “não opere dinheiro na bolsa”. Eu estava procurando lugares para colocar meu dinheirinho que sobrava, então a bolsa parecia uma boa ideia. Aí vem um cara falando pra não fazer isso. Vou pelo menos ouvir.
Era um cara marrento, falando com um guarda roupa de fundo, numa qualidade horrível até para a época kkkkkkk. Eu não entendi nada do que ele falou, mas gostei do raciocínio, e ele falou sobre o fórum dele. E então eu vim parar aqui, antes de ter qualquer centavo de investimentos.
Aqui sempre se falou para estudar, e sobre o buy and hold. E foi o que eu fiz. Eu tentei estudar o material do site, ver os vídeos do youtube e comprei o livro. Eu fiquei um ano vendo todo o conteúdo antes
de abrir a primeira conta na corretora, e então eu comecei minha saga de investidor.
O que realmente me impactou e fez refletir no post do colega foi quando ele falou da consistência que teve por 120 meses. Eu nunca tinha parado pra pensar nisso desse jeito. Fez eu perceber o quanto sou privilegiado mesmo.
De resto vou tentar resumir para não virar um livro hahaha
Tudo que o último colega falou se aplica a mim. Eu consegui ser consistente todos os meses desses anos. Eu não vendi nada que não tenha sido obrigado (OPAs e afins). Fiz minhas sardinhices mas nada que colocasse em risco o que fui construindo. Eu não tenho a mínima ideia do meu retorno. Se foi bom, se foi ruim ou se foi acima ou abaixo de qualquer índice. O importante é que a cada ano o patrimônio é maior, e mais importante ainda é que a cada ano o APORTE é maior.
Trabalho, poupança e tempo. Toda essa história para resumir tudo de investimentos em 3 palavras.
Se eu contasse para o jovem pobretão que assistiu aquele vídeo do Bastter a mais de 13 anos atrás quanto ele teria de patrimônio hoje, e mais importante, a qualidade de vida que ele tem e pode ajudar as pessoas próximas a ter ele jamais acreditaria.
Invista em você mesmo, pratique esportes e cuide da família.
Ainda falta um zero à direita no meu plano idiota. Mas pelo menos acredito que estou no caminho certo. Obrigado a toda a comunidade.