Motivado pelos relatos recentes de investidores de longa data por aqui, e aproveitando um raro intervalo de almoço durante um congresso, resolvi parar alguns minutos para refletir sobre os meus 12 anos de Bastter.com.
Quando cheguei ao site, o Bastter ainda falava bastante de opções.. Muita coisa mudou desde então. O mercado mudou, as empresas mudaram, a economia mudou e eu também mudei.
Sou médico e tenho consciência de que sou privilegiado por ter uma renda que me permite fazer aportes relevantes. Mas uma das primeiras coisas que aprendi aqui é que ganhar bem não significa, necessariamente, acumular patrimônio.
A vida real está cheia de exemplos disso.
Conheço colegas extremamente competentes, com renda muito acima da média, que vivem constantemente apertados financeiramente. Dinheiro não aceita desaforo. Renda alta sem disciplina não gera patrimônio..
Se eu tivesse que resumir o que aprendi nesses 12 anos, seria em três palavras... consistência, paciência e sangue frio.
Aprendi isso lendo os relatos da comunidade e vivendo as crises que apareceram pelo caminho. Passei pelo impeachment, pela delação da JBS, pela greve dos caminhoneiros, pela pandemia, pelas eleições que pareciam definir o futuro do país, pelas altas e baixas dos mercados e por inúmeras previsões apocalípticas que, na época, pareciam o fim do mundo!
Hoje percebo que nada disso teve importância relevante para quem continuou seguindo o plano.
Durante todos esses anos, nunca utilizei dividendos para consumo pessoal. Tudo foi reinvestido.
Minha carteira hoje tem ações, FIIs, stocks, REITs e Tesouro Direto. Também mantenho uma reserva de emergência grande, aplicada em Tesouro Selic. Grande o suficiente para me permitir assistir minha carteira cair 45% na pandemia e não vender! Foi difícil, mesmo com a reserva.
Além disso, tenho seguro para praticamente tudo: vida, carro, responsabilidade civil. Se existisse seguro contra as minhas próprias burrices, provavelmente eu faria também.
Foi justamente essa combinação de boa reserva financeira, proteção patrimonial e diversificação que me permitiu atravessar as crises sem precisar vender patrimônio e sem interromper os aportes.
No começo, eu abria o home broker todos os dias.
Depois passei a abrir menos.
Depois quase não importava mais.
Os dividendos foram crescendo. O patrimônio foi crescendo.
E as mudanças começaram a aparecer onde eu menos esperava.
De repente, eu já não sabia o preço da gasolina nos postos.
Depois parei de decorar os preços das coisas no supermercado.
Depois percebi que a ajuda financeira que dou aos meus pais já não pesava no orçamento.
Depois consegui abandonar alguns plantões que eu fazia mais por necessidade do que por vontade.
Depois percebi que notícias econômicas e eleições já não tinham o poder de me estressar.
Em algum momento do caminho, passei a receber seis dígitos por ano em dividendos.
Não faço ideia de qual foi meu retorno acumulado. Nunca calculei e nem tenho interesse em calcular.
Mas tenho absoluta certeza de uma coisa..o patrimônio construído nesses anos melhorou significativamente a qualidade de vida da minha família.
E isso aconteceu porque encontrei aqui esse método que me ensinou a investir de forma simples, consistente e sem ficar procurando atalhos..
Tenho enorme orgulho de indicar a Bastter.com para qualquer pessoa que me peça uma "dica de investimento".
Depois de 12 anos, continuo acreditando que é uma das melhores anuidades que pago.
Também percebo que estou entrando em uma nova fase. Aos poucos, meu foco está migrando cada vez mais para a saúde e qualidade de vida..Estou ficando mais velho e já entendi que patrimônio sem saúde não vale bosta nenhuma.
Curiosamente, até nisso o site ajuda. A comunidade de saúde daqui é uma das melhores fontes de informação que já encontrei.
Não faço ideia de como serão os próximos 10 anos.
Mas, se eu continuar fazendo o básico, aportando, reinvestindo, cuidando da saúde e ignorando o barulho, acredito que estarei em uma situação melhor do que a atual.
Foi assim nos últimos 12 anos.
Espero que continue sendo pelos próximos 12.
Vida longa à Bastter.com.