Motivado pelos relatos recentes de investidores de longa data por aqui, e aproveitando um raro intervalo de almoço durante um congresso, resolvi parar alguns minutos para refletir sobre os meus 12 anos de Bastter.com.
Quando cheguei ao site, o Bastter ainda falava bastante de opções.. Muita coisa mudou desde então. O mercado mudou, as empresas mudaram, a economia mudou e eu também mudei.
Sou médico e tenho consciência de que sou privilegiado por ter uma renda que me permite fazer aportes relevantes. Mas uma das primeiras coisas que aprendi aqui é que ganhar bem não significa, necessariamente, acumular patrimônio.
A vida real está cheia de exemplos disso.
Conheço colegas extremamente competentes, com renda muito acima da média, que vivem constantemente apertados financeiramente. Dinheiro não aceita desaforo. Renda alta sem disciplina não gera patrimônio..
Se eu tivesse que resumir o que aprendi nesses 12 anos, seria em três palavras... consistência, paciência e sangue frio.
Aprendi isso lendo os relatos da comunidade e vivendo as crises que apareceram pelo caminho. Passei pelo impeachment, pela delação da JBS, pela greve dos caminhoneiros, pela pandemia, pelas eleições que pareciam definir o futuro do país, pelas altas e baixas dos mercados e por inúmeras previsões apocalípticas que, na época, pareciam o fim do mundo!
Hoje percebo que nada disso teve importância relevante para quem continuou seguindo o plano.
Durante todos esses anos, nunca utilizei dividendos para consumo pessoal. Tudo foi reinvestido.
Minha carteira hoje tem ações, FIIs, stocks, REITs e Tesouro Direto. Também mantenho uma reserva de emergência grande, aplicada em Tesouro Selic. Grande o suficiente para me permitir assistir minha carteira cair 45% na pandemia e não vender! Foi difícil, mesmo com a reserva.
Além disso, tenho seguro para praticamente tudo: vida, carro, responsabilidade civil. Se existisse seguro contra as minhas próprias burrices, provavelmente eu faria também.