Trabalho numa repartição pública, por vezes preciso fazer algum atendimento ao público em casos mais específicos. Um senhor, já na casa dos 80 anos, tem vindo aqui pegar sempre o mesmo documento, nas últimas 2 semanas ele esteve aqui 4 vezes e não se lembrava que já tinha pego o documento.
Resolvi investigar e com jeito fui fazendo algumas perguntas, ele deixou escapar que é viúvo e tem um filho que mora fora do Brasil.
Fiquei preocupado, pois ele está apresentando sinais de falta de memória.
No mesmo prédio que trabalho tem um serviço de saúde do município, consegui levá-lo até lá, as meninas que atendem lá, que tem muito mais jeito do que eu pra tratar desses assuntos, prontamente se dispuseram a conversar com ele e já triveram a mesma impressão que a minha e logo ele mesmo já confessou que por vezes o próprio filho disse que ele tem Alzheimer e que deve fazer tratamento, porém, não está fazendo.
Elas pegaram o endereço dele e conseguiram agendar para o serviço de atendimento ao idoso da própria prefeitura, vão mandar uma equipe com assistente social pra ajudá-lo.
Quem trabalha com atendimento ao público, seja no serviço público ou comércio particular, etc... deve se deparar com essas situações. Muitos municípios possuem serviço de atendimento pelo número telefônico 156 (SIP156), lá podemos registrar uma denúncia/solicitação de alta vulnerabilidade social.
Quem for da área de assitência social ou saúde e tiver maiores informações de como proceder nesses casos comentem aí, pra nos ajudar.