Menos de um ano atrás eu fiz um post sobre quedas e que o mercado sempre tem explicações para elas. A grande questão nesses casos é tentar compreender se as explicações são adequadas ou apenas BUCHETTI.
Investir em Ações Não É Fácil Stocks - Bastter.comNo tópico eu utilizei como um dos exemplo a queda vertiginosa de mais de 60% na epoca das ações UNH.
Pois bem...
Quem acreditou naquele discurso se esta caindo é pq o mercado sabe algo, vendeu logo no fundo e assumiu uma perda de 60%.
Quem ficou com receio e manteve e não vendeu viu essa queda cair para uns 27%
Quem se prendeu aos resultados financeiros, manteve convicção na sua analise e continuou achando uma empresa boa, inclusive continuou comprando, capaz de está positivo.

Isso estou falando de algo no curto prazo. Pois se considerar no longo prazo, mesmo com essa queda grande, o investidor ainda estaria muito positivo.

E não, eu não estou falando é que simples identificar isso e nem que isso sempre vai acontecer. Como falei no post, pode ser que o mercado esteja certo e seja o inicio de fim. Não faltam exemplos disso também. Pode até ser que a UNH volte cair ainda mais.
A questao é que o mercado sempre tem motivos para que o investidor pense que é a hora de sair de algum ativo e isso se reflete na cotação. E se o investidor for levar em conta sempre o que mercado acha ou deixa de achar, invariavelmente, o investidor vai sempre comprar no topo e vender no fundo.