O que vocês consideram mais importante em um FII?
Opção 1: imóveis "mais ou menos", mas uma gestão excelente.
Uma gestão conservadora, que não vive fazendo emissões, evita alavancagem desnecessária e, ao longo de 15 anos, não tomou decisões que destruíssem valor para o cotista. Os imóveis podem não ser os mais desejados do mercado, mas os aluguéis seguem o ciclo natural, as cotas oscilam e a vida continua.
Ou...
Opção 2: imóveis de primeira linha, mas uma gestão ruim.
Imóveis bem localizados e bem locados, porém acompanhados de emissão atrás de emissão, alavancagem atrás de alavancagem e decisões que frequentemente prejudicam o cotista ou aumentam o risco do fundo...........
Ou vocês acreditam que uma coisa não existe sem a outra? Afinal, uma boa gestão dificilmente compraria um imóvel ruim.
Depois de 15 anos investindo em FIIs, tenho percebido cada vez mais esse contraste no mercado.
Alguns exemplos de gestões que, na minha visão, têm um histórico bastante consistente: EUROPAR, KNRI e FIIB........
Os ativos podem não ser os mais "glamurosos" lajes corporativas, torre de testes de elevadores, galpões industriais etc. mas, ao longo do tempo, o patrimônio foi preservado. As cotas oscilaram conforme o mercado, os aluguéis acompanharam os ciclos econômicos e não vimos destruição de valor por decisões da gestão. Até aqui, os riscos enfrentados foram os riscos normais do mercado imobiliário............
Por outro lado, há gestões que priorizam operações financeiras em vez da preservação de valor: vendem ativos para inflar temporariamente o dividend yield, compram imóveis antes de terem os recursos, utilizam estruturas em que recebem receitas antes mesmo da quitação do ativo e recorrem repetidamente à alavancagem e a novas emissões.
Outra coisa que tem percebido:
FII RUIM = Relatório de Gestão com 40 paginas
FII BOM= Relatório com poucas informações
Parece que escrever muito tem como objetivo de distrair o leitor..........
Tem fii que é dificl de entender o que está ocorrendo.........parece que todos os meses compram e vende imoveis, fazem emissões mensais, sei lá....... bem complicado
Enfim,é´so minha opinião........... não sei qual o caminho correto !!!!!