Outro dia analisando o mercado de FII e aqueles que tenho na carteira a um bom tempo, queria dividir.
A gente luta para manter as ações, o HOLD. Nosso perfil aqui implica dizer que vender não é a nossa área. Neste cenário, ciente de que as ações tem dividendos também, mas eu tava pensando no seguinte: o investimento deve ser de alguma maneira além da mera acumulação. Nessa linha, ter que vender ações para por exemplo pagar um plano de saúde, não seria nada palatável.
Já em relação aos FII, esse pouquinho ou muito que entra mês a mês ele deixa um certo sabor de poder estar usando do capital investido de maneira fracionada, sem sofrer com a necessidade da venda. Por exemplo, para pagar um plano de saúde, num mês de aperto, num mês em que um cliente ou um recebimento decorrente da atividade profissional não vem.
Para isso há reserva de emergência, que tambem ninguém gosta de mexer.
Além disso, olhando pelo lado do futuro, ele pode ser uma complementação da renda, no sentido até de ganhar um pouco mais de liberdade ao longo da vida sem a imediata necessidade de vender nada. Eu sei que vão dizer que as ações tem dividendos, mas o FII em si tem previsibilidade maior...
Algo para pensar e se alguém quiser trocar uma ideia, que se siga a discussão.