Meu filho é neurodivergente, e faz acompanhamento com diferentes profissionais desde os 3 aninhos de idade. Agora com 9 anos, passou por dificuldades enormes na escola nesse semestre, chegando a ser afastado do presencial por questões emocionais. Depressão, ansiedade generalizada, e se machucando fisicamente. Realmente muito difícil ver uma criança nessa idade com tanto sofrimento.
O esporte sempre foi obrigatório para o tratamento. Além de eu ser docente do curso de Educação Física, então amo esporte e o influencio, os profissionais que o acompanham sempre recomendaram. Assim, ele já fez natação, lutas, e está no basquetebol há 18 meses se desenvolvendo bastante. Mais recentemente, com o fenômeno da copa do mundo, pediu para ir para o futsal. Topei na hora!
Com apenas duas semanas, ele se encontrou. Houve uma transformação significativa em seu comportamento. Ele está mais feliz, confiante e regulado. São mudanças perceptíveis. No jogo, meu coração acelera de felicidade vendo ele jogar. Se relaciona bem com os colegas, adversários, e professores. Faz gol e comemora com o famoso "siuuuuuu!" do GOAT. Aliás, ele tem uma camisa do CR7, que completa o uniforme de Portugal. Só alegria.
Não preciso entrar nas questões acadêmicas e evidências científicas, inclusive para populações neurodivergentes. Deixa isso pra sala de aula. Eu só queria dizer que o esporte é transformador, e tem um poder que não se pode medir.
Um abraço a todos.