Fala, turma.
Este é meu primeiro post desde que comecei a acompanhar o fórum e utilizar o bastter system para o imposto de renda - acredito que há uns 10 anos, pelo menos. Estou escrevendo aqui, pois me encontro em um dilema e gostaria de algumas opiniões externas para análise comparativa.
Sou natural de Fortaleza/CE e moro em São Paulo/SP há cerca de 5 anos. Minha mudança deu-se em função do trabalho - área de tecnologia. Vim junto com minha esposa (na época, namorada). Ela rapidamente conseguiu um emprego na área dela aqui e moramos em um bairro muito bom na capital.
Atualmente estou em um contrato PJ faturando X mil dinheiro por mês e ela ganha, aproximadamente, metade de X - essa informação será relevante.
Ambos temos o sonho de morar fora do país. Minha esposa já morou fora na época da faculdade e eu nunca tive a oportunidade, por isso comecei a procurar empregos fora. No último dia 14 recebi a notícia de que fui aprovado em uma vaga para uma empresa multinacional do setor de automóveis em Limerick, na Irlanda. Limerick é a 3ª maior cidade da Irlanda e é conhecida por ser a cidade mais nublada do país. Muitos relatam também ser um lugar muito pacato e bom para construir uma família.
A proposta que recebi foi a seguinte: salário de 175% de X dinheiro, com plano de saúde pago pela empresa, plano de previdência e bônus de 10% atrelado à performance da empresa e individual. Então, em resumo, eu ganharia sozinho mais do que a renda familiar atual. Todas as referências são em salário líquido. Apesar de que seja interessante compartilhar que a "mordida" do bruto para o líquido na Irlanda será em torno de 35% enquanto no Brasil, por ser PJ, é em torno de 10%.
Minha esposa não tem a possibilidade de trabalhar para a empresa atual de forma remota, então ela teria que pedir demissão para irmos. Ela fala inglês e tem pós-graduação na área financeira, então acredito que não seria um grande problema para ela encontrar uma oportunidade de emprego na nova cidade.
Irmos para a Irlanda seria a realização de um sonho pessoal e, além disso, me possibilitaria ganhar em uma moeda forte. Entre os ônus, ficam a distância da família e a diferença do clima Irlanda x Brasil. Para os que já fizeram esse movimento de sair do Brasil com destino a um país de cultura, clima diferentes das suas cidades de origem, quais foram os principais desafios?
Meu intuito aqui é ler histórias/casos semelhantes a fim de entender o que esperar - tanto no bom quanto no mal sentido. A decisão já está tomada e o processo referente ao visto já foi iniciado. Agradeço demais por quem puder compartilhar dicas, sugestões, causos que possam ajudar a mim e minha esposa em um bom planejamento, controle de expectativas etc.