9 A apresentação no trabalho comentada em 05/08/2026 02:21 #VAILAEFAZ indiferente 186º em 04/08/26 12:09 comentada em 05/08/2026 02:21 Na escola, eu sempre fui visto como um dos melhores apresentadores de trabalhos, isso porque eu realmente tentava entender o que ia apresentar e tentava explicar com as minhas palavras ao invés de só ler slide, só isso já me colocava a frente dos outros. Quando cresci e comecei a trabalhar, não ligava muito para apresentações, dava um frio na barriga mas eu apresentava relativamente tranquilo. Conforme minha senioridade no trabalho foi crescendo, comecei a me comparar com outras pessoas que apresentavam bem melhor que eu, comecei a ver que eu falava muitos vícios de linguagem e que a minha mensagem não era "limpa" o suficiente e como eu agora não era mais iniciante no meu trabalho, na minha cabeça isso não era o bastante e eu queria mais. A partir dai eu comecei a decorar minhas apresentações fala por fala, coisa que eu não fazia antes, agora tentava não errar nenhuma letra, isso começou a me gerar uma ansiedade enorme, comecei a tremer na hora de apresentar e ficar sem ar algumas vezes, a partir dai comecei a ficar com medo de que esse pânico ia me dominar e eu ficaria sem ar em toda apresentação, pensei até em me demitir por conta disso, apesar de ser um ótimo profissional e isso não ser essencial para o meu trabalho. Comecei a acompanhar os conteúdos do Paulo sobre ansiedade e ví que isso que eu sentia não era uma coisa só minha, os conteúdos me ajudaram bastante. Recentemente, ví o Paulo comentar em um post que isso de querer uma fala perfeita é coisa de gente extremamente ansiosa e isso caiu na minha mente como uma bomba, porque era realmente onde eu estava, além disso, eu percebi que estava me comparando com pessoas cujo trabalho era apresentar coisas, no meu trabalho, sou programador, eu apresento coisas com uma frequência bem menor, geralmente uma apresentação para a equipe a cada 2 semanas e talvez uma apresentação para clientes em projetos grandes e mais algumas coisas esporadicamente. Eu ainda continuo bastante ansioso, porém estou tentando lidar melhor com isso. Enfim, resolvi fazer esse post como forma de compartilhar a minha experiência e também agradecer o Paulo pelos conteúdos de saúde mental.