Eu estava finalizando um aula em um laboratório da saúde, quando três alunas entraram procurando ajuda. Uma colega havia desmaiado, e precisava de assistência. Ao chegar na sala de aula em questão, a aluna usava monitor de glicose, e então, provavelmente estávamos diante de hipoglicemia, e o SAMU já havia sido solicitado.
O monitor acusava glicose de 40mg/dL, e dava erro para medição atualizada, e provavelmente estava ainda mais baixa do que na última medida. 20-40 são valores muito críticos. Por sorte, havia uma técnica de enfermagem da equipe de socorro que estuda lá, e tentou ajudar a aluna, sem sucesso. Diante da demora da ambulância, ela recomendou levar para o hospital que fica ao lado. Um professor se ofereceu, e solicitei uma cadeira de rodas, mas havia demora na troca de informações.
Eu estou me recuperando de VPPB (vertigem posicional), mas o campus estava vazio, e assistindo a dificuldade das pessoas ali tentando levar a aluna, tive um impulso e peguei a aluna no colo. Percorri uns 150m com mochila nas costas e aluna no colo, desci escada, com ajuda de aqui e ali, e coloquei no carro do professor.
SAMU chegou, e então me toquei do meu esforço enorme, que talvez não devesse fazer naquele momento. Levou 30 minutos para reanimar a aluna, o que evidenciou a gravidade, mas ela ficou bem.
Não que eu seja exemplo de força, nada disso, mas treino musculação e potência há anos, e no momento de desespero, agi meio sem pensar, e consegui ajudar. Talvez não tenha feito diferença, pois o SAMU chegou minutos depois, ou talvez tenha ganhado 3 ou 4 minutos que fizeram a diferença para que já atendessem ela lá em baixo. Não sei. Sei que consegui ajudar.